Qual é o significado da vela de Páscoa?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Na véspera da Páscoa, os cristãos fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:

  • Ovo de Páscoa. Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. ...
  • Coelho de Páscoa. ...
  • Cordeiro. ...
  • Círio Pascal (vela) ...
  • Ramos de palmeira. ...
  • Pão e vinho. ...
  • Sinos. ...
  • Peixe.

NA VIGÍLIA da Páscoa, acende-se o Círio Pascal e velas, simbolizando a presença de Cristo ressuscitado no mundo. Na celebração do Batismo, os pais e padrinhos acendem a vela, assumindo o compromisso de não deixar que se apague a chama da vida cristã na pessoa que é batizada.

CFP 99: EDREL 3209). Durante a celebração do Baptismo deve estar aceso, para tomar dele a luz das velas dos novos baptizados. Também se acende o Círio Pascal, junto ao féretro, nas exéquias cristãs, para indicar que a morte do cristão é a sua própria Páscoa.

Os símbolos da Páscoa retratam o momento da ressurreição de Jesus Cristo. Para os Judeus, esses símbolos representam o fim da escravidão e a libertação dos hebreus.

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.

Círio Pascal
Este importante símbolo da Páscoa é uma grande vela, que é acesa no altar da Igreja durante a celebração da Vigília Pascal, no sábado de aleluia. Nessa vela estão gravadas as letras alfa e ômega (a primeira e a última do alfabeto grego), que representam Jesus como o princípio e o fim.

Além de ser restrito o consumo da carne de animais de sangue quente, algumas pessoas, por costumes mais antigos, têm o hábito de não realizar atividades no dia como varrer a casa e realizar práticas de higiene.

A vela representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor.

O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo - Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.

As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja.

A Vigília Pascal
Neste rito, o celebrante, juntamente com os fiéis, acende o círio pascal na fogueira, isso representa a luz de Jesus Cristo em nossas vidas. O círio é apresentado para os fiéis e levado até a Igreja para que seja colocado em um candelabro bonito e enfeitado.