O que a Bíblia fala sobre o coelho?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa?

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo. Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”.

A presença de lebres na Bíblia se refere, na realidade, à tradução do termo hebraico 'arnebeth, que se refere a uma espécie de coelho selvagem do Oriente Próximo. A aparição de lebres no antigo testamento vem acompanhada, em alguns momentos, da menção ao Hyrax, outro roedor presente no Oriente Próximo.

Gênesis 2.15; Êxodo 23.10-13; Deuteronômio 22.6-7; Deuteronômio 25.4; Provérbios 12.10.

Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.

Por gerar grandes ninhadas, o coelho representa a fertilidade e o recomeço da vida, simbolizando a capacidade constante da Igreja de produzir novos discípulos.

Dizem que o coelho, a lebre era um deles e passou a dizer que quem tinha coelho em casa tinha sorte porque ficava aquecido. Há relatos, ainda, de que os coelhos eram animais mágicos e que traziam sorte. Outras lendas contam que o costume de cultuar o coelho vem de antigas tradições africanas.

1. [ Zoologia ] Designação dada a diversos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, muito prolíferos, de cauda curta, orelhas e patas longas, cuja raça selvagem, ou coelho bravo, escava luras nos terrenos arenosos e arborizados, e é a origem do coelho doméstico. 2.

Dos bichos que vivem em terra, devem considerar impuros: a toupeira, o rato e o lagarto em todas as suas espécies, 30 o ouriço cacheiro, o crocodilo, a salamandra, a lagartixa e o camaleão. São esses que devem considerar imundos dentre os répteis.

Confira! As lebres se distinguem dos coelhos por seu tamanho: elas são bem maiores, apresentando orelhas e patas traseiras mais longas. Além disso, vivem com seus parceiros ou sozinhas em ninhos acima do solo, enquanto os coelhos geralmente vivem em grupos de até 20 animais, ocupando túneis subterrâneos.

“Os animais não são coisas nem objetos, são criaturas de Deus, ou seja, criados por Deus segundo o relato bíblico e por isso devem ser amados e respeitados.