O que não pode faltar no processo de integração?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Um dos passos que devem estar dentro do processo de integração do funcionário é falar mais sobre a empresa. Aqui, você deve explicar a origem, quem são os fundadores do negócio, quais são os objetivos, missão, valores, metas, produto ou serviço vendido… Tudo para que o novo colaborador tenha plena noção da companhia.

Quatro passos para fazer a integração de novos colaboradores

  • Simplicidade e clareza na integração.
  • Política de boas vindas.
  • Invista em treinamentos.
  • Apresente os objetivos coletivos.
  • Motivação dos novos colaboradores.
  • Entrega de resultados mais eficientes.
  • Manutenção do clima organizacional.

Utilize os 4 Cs
Os 4 Cs é uma sigla que contempla 4 níveis diferentes de processo: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Com eles, será mais prático guiar o processo, além de trazer maior clareza para a integração.

O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo.

Programa de integração é um processo de introdução do novo colaborador à empresa, o qual busca fazê-lo se sentir acolhido e preparado para iniciar seu trabalho na organização. É nesse momento que o colaborador é apresentado à história e cultura da empresa, além de interagir com seus colegas de setor.

Os 3 tipos de integração em uma empresa

  • Integração de sistemas ou ferramentas;
  • Integração de novos funcionários;
  • Integração de equipes.

O programa de onboarding de seus funcionários deveria abordar os aspectos práticos do primeiro dia, para que os novos contratados possam aliviar o estresse e se concentrar em trazer o seu melhor: Quando é o meu primeiro dia de trabalho? Alguém está me esperando no meu primeiro dia? O que eu devo vestir para trabalhar?

Exemplos de onboarding

  • Conversar sobre as responsabilidades na empresa;
  • Encontrar um funcionário que será o guia do novo colaborador;
  • Enturmar o novo contratado;
  • Sempre seguir a checklist feita para se certificar de que tudo está correto;
  • Deixar o novo funcionário livre para conversar com os superiores.

Em algumas organizações, dura apenas alguns dias, enquanto em outras pode levar até um ano ou mais. De qualquer forma, uma regra geral é que a integração começa no momento em que você faz uma oferta até que o colaborador seja capaz de trabalhar de forma independente e ser realmente produtivo em sua função.

A integração de funcionários é um processo muito mais extenso que pode durar até 12 meses. Embora possa parecer muito tempo para investir em novos funcionários, isso pode gerar bons resultados em longo prazo.

Tudo isso é importante porque a integração de colaboradores, por mais que seja destinada à eles, não é somente sobre novos colaboradores. Ela também serve como um modo de preparar o “terreno” para o novo funcionário, fazendo com que a sensação, no primeiro dia de trabalho, de “ser um peixe fora d'água” diminua.

O onboarding de funcionários, também conhecido como o processo de integração de novos colaboradores, é o momento de receber os recém-contratados e estimular o pertencimento na organização e equipe. No entanto, ele não se limita apenas ao primeiro dia de trabalho dos colaboradores.