Quando começa o processo de integração?

Perguntado por: lbarbosa3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O processo de integração começa quando um candidato aceita a oferta e se torna um funcionário da sua organização. É importante que este processo seja levado a sério. A maioria das organizações se perdem neste primeiro passo.

O processo de integração na empresa, também chamado de onboarding, visa inserir o funcionário recém-contratado ao ambiente de trabalho. Muito além de dar as boas-vindas ao novo colaborador, é uma importante ferramenta para fazê-los vestirem a camisa de verdade.

O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo.

Quanto tempo dura a integração em uma empresa? A integração de uma empresa dura em média 3 horas.

Geralmente, a integração ocorre quando um novo funcionário é contratado, também conhecida como onboarding. No entanto, ela também pode acontecer em outros momentos, como na reestruturação de equipes ou durante a implementação de um novo projeto, por exemplo.

O período de treinamento integra, para todos os efeitos legais, o contrato de trabalho, uma vez que o trabalhador, ao despreender sua força laboral, está à disposição do seu empregador, devendo ser remunerado para tanto com o mesmo salário do contrato de trabalho.

Depois, vem a fase de ensino, na qual o colaborador é recebido pela sua equipe de trabalho e é ensinado a desempenhar sua função.

Quatro passos para fazer a integração de novos colaboradores

  1. Simplicidade e clareza na integração.
  2. Política de boas vindas.
  3. Invista em treinamentos.
  4. Apresente os objetivos coletivos.
  5. Motivação dos novos colaboradores.
  6. Entrega de resultados mais eficientes.
  7. Manutenção do clima organizacional.

Quando uma integração é bem feita, a consequência dela é uma melhora significativa no clima organizacional. Isso acontece porque os colaboradores que têm um espaço para se comunicarem e se conhecerem melhor, não transmitem ruídos e informações incorretas entre eles.

O cartão possibilita duas viagens, sendo uma de trem ou metrô – até duas horas a partir da primeira validação no ônibus – e a outra no sistema de ônibus da cidade de São Paulo – durante o período de três horas da primeira validação, mediante o pagamento da tarifa de R$ 9,24 da integração.

O novo decreto estabelece que a integração permitirá apenas dois embarques em três horas.

Como funciona? O usuário pega o ônibus e desce no Ponto de Integração, onde valida a passagem para a próxima viagem dentre os destinos integrados. Validado o bilhete, basta pegar a segunda linha de ônibus escolhida e seguir viagem.

Orientar o trabalhador sobre os riscos que estará exposto no ambiente de trabalho é obrigatório! Isso está descrito claramente nas normas que lemos e em muitas outras. Então o treinamento de integração é obrigatório!

Como você provavelmente já sabe, esse período pode durar até 90 dias. já outras organizações, preferem fazer um treinamento curto ou uma imersão logo após a contratação. Outra opção além dessas, é realizar o treinamento e desenvolvimento antes mesmo de contratar o funcionário.