Quais são as instituições públicas e privadas?

Perguntado por: mramos5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público. Podem ser Federais, Estaduais ou Municipais. Tem financiamento público não cobrando matrícula ou mensalidade. As IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro.

As instituições privadas se enquadram em “particulares em sentido estrito”, comunitárias, confessionais e filantrópicas.

Autoridades dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União e dos Estados, Defensoria Pública da União, Conselho Federal da OAB e Seccional da OAB-DF.

A principal diferença entre empresas públicas e privadas é que as empresas públicas podem gerar fundos emitindo ações para o público. Então, as empresas privadas só podem emitir ações para acionistas existentes ou empregadores atuais.

Instituições Privadas: Instituições Privadas: são criadas por credenciamento junto ao Ministério da Educação e são mantidas e administradas por pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado e dividem- se, ou se organizam, entre instituições privadas com fins lucrativos ou privadas sem fins lucrativos.

Instituição de Ensino Superior, ou apenas IES, é uma unidade autônoma que oferece serviços de educação superior, como cursos de graduação, pós-graduação e de extensão.

Tipos de Instituição
Instituições Espontâneas: surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família. Instituições Criadas: o nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. São elas, os bancos, as igrejas, etc.

Segundo o Censup 2017, o Brasil conta com 296 universidades públicas e um total de 2.352.232 alunos matriculados nos diversos níveis da Educação Superior. Divididas entre federais, estaduais e municipais, as instituições estão presentes em todos os estados e no Distrito Federal.

Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

Chega-se então aos nossos dias, onde o conceito de privado nos remete às questões do mercado e da privacidade do indivíduo e, por outro lado, o público passa a ser identificado com o Estado e o espaço onde ocorrem as relações políticas da sociedade.

A diferença entre direito público e privado é que o público lida com questões relacionadas a pessoas que atuam no poder público, servindo somente aos interesses públicos, enquanto o privado serve aos interesses particulares (pessoas ou empresas). Ainda ficou com dúvida?

As instituições existem para evitar ou minimizar os efeitos de atitudes antidemocráticas. A sua função é de filtrar e mediar as interações e os interesse dentro da democracia.