Qual é a finalidade da inclusão?

Perguntado por: idorneles5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Com a inclusão, os estudantes ganham a oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade. Assim, as diferenças deixam de ser encaradas como obstáculos e passam a ser compreendidas como diversidade.

Qual é o conceito de educação inclusiva? A educação inclusiva busca adaptar o sistema educacional a fim de assegurar o acesso, permanência e condições de aprendizagem para todas as pessoas, sem preconceitos e de forma a valorizar as diferenças.

A inclusão promove o aprendizado mútuo entre os alunos, que podem compartilhar suas experiências e conhecimentos e aprender uns com os outros, enriquecendo o processo educacional e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com a diversidade.

A proposta da inclusão social é criar e desenvolver ações que permitam a participação de todos da sociedade, garantindo vidas mais dignas, independentemente de suas condições. Para alcançar isso, existem diversos tipos de inclusões que atendem a diferentes grupos.

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.

Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.

A educação inclusiva pode fornecer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para alunos com deficiência, como melhor desempenho em linguagem e matemática, taxas mais elevadas do número de conclusão do ensino médio e relações mais positivas com alunos sem deficiência.

Ao longo de um processo de inclusão escolar, você deve estar atento às relações interativas, buscando sempre reforçar aos alunos os conceitos básicos de convivência, atenção, carinho, empatia e respeito às diferenças, de forma que professores, direção, pais e comunidade também estejam mobilizados em prol de um mesmo ...

Esses tipos incluem a inclusão social, educacional, no mercado de trabalho, digital, financeira, cultural e política, abordando diversas dimensões da vida em sociedade e promovendo uma convivência respeitosa e igualitária.

As estratégias de diversidade e inclusão oferecem condições para que todo mundo tenha chance de desenvolver habilidades. Assim, mais gente consegue contribuir para o sucesso de uma organização. Longe de ser benfeitoria ou caridade, essa é uma postura séria, e que traz benefícios para todos os envolvidos.

A função da cidadania é contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva mediante a participação na sociedade. O exercício pleno da cidadania envolve o conhecimento dos direitos e deveres por parte dos indivíduos.

Quais as vantagens de uma cultura inclusiva na sua organização?

  • Satisfação no trabalho;
  • Produtividade;
  • Menor rotatividade;
  • Aumento da criatividade e inovação;
  • Engajamento dos funcionários;
  • Melhora a reputação da empresa;
  • Resultados de negócios e lucros mais sólidos;
  • Combate à discriminação no local de trabalho.

Quando se fala em inclusão, há dois tipos complementares: Inclusão essencial: Essa assegura a todos os cidadãos de uma dada sociedade a participação e o acesso a todos os seus níveis e serviços. Está é uma questão que se prende com os direitos humanos e com a acepção básica de justiça social.

É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.