O que é ser negligenciado emocionalmente?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A negligência emocional pode ser definida como um abandono das emoções ao longo da vida.

Negligência EMOCIONAL
Acontece quando as necessidades emocionais da criança são ignoradas, com privação do afeto e suporte emocional necessários ao seu desenvolvimento pleno e harmonioso. É a forma de negligência mais difícil de identificar, pois não deixa marcar físicas.

Ignoraram as necessidades da criança; especialmente as emocionais. Ridicularizaram e menosprezaram suas emoções. Recompensaram formas de enfrentamento ou gestão emocional que não eram nada adaptativas, como a violência ou a indiferença.

Em seguida, confira cinco efeitos negativos de negligenciar a saúde mental e veja se você se identifica com eles.

  1. Piloto automático. Quando a semana chega ao fim, você pensa sobre os seus dias e não consegue identificar o que aconteceu neles? ...
  2. Dificuldade para se sentir realizado. ...
  3. Oscilação de humor. ...
  4. Fadiga. ...
  5. Insônia.

Age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções. Um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, por exemplo, pode causar a morte de alguém por essa atitude negligente.

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém. É o ato de depreciar, de não dar a algo o seu devido valor.

O que é negligência emocional na infância
Negligência emocional não é nada que seus pais fizeram com você, mas o que eles não conseguiram fazer: acolher suas emoções e sentimentos. As emoções estão em você desde que nasceu.

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes.

Os sinais observados com maior freqüência nas crianças negligenciadas são atraso no desenvolvimento psicomotor, desnutrição, desidratação, doenças crônicas (decorrentes da falta de cuidados adequados), ausência de limites no comportamento da criança e acidentes domésticos freqüentes, muitas vezes fatais.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.