Como eliminar o excesso de bilirrubina?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina. O recém-nascido é colocado sob uma luz azul fluorescente (ver foto no início do artigo) que age quebrando a molécula de bilirrubina depositada na pele em pedaços, facilitando a sua excreção na urina e nas fezes.

Estilo de vida saudável: alimentação balanceada e exercícios regulares contribuem com o processamento adequado da bilirrubina. Evitar álcool: em excesso e de maneira recorrente, o álcool pode prejudicar o fígado e a metabolização da bilirrubina.

Em casos que começam já nas primeiras 24 horas após o nascimento; Quando as concentrações do sangue estão acima de 20 mg/dl; Se demoram mais de duas semanas para acabar, a não ser em casos de bebês prematuros; Quando a taxa de bilirrubina está alta.

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.

Alimentos de origem animal como as carnes vermelhas de cortes gordos, aves com pele, frutos do mar, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, manteiga, embutidos e enlatados ; lingüiça, mortadela, salame, salsicha ; contêm alto teor de gordura.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).

Tomar chás detox
Os chás detox são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, sendo uma boa forma de complementar a dieta para desintoxicar o fígado. A recomendação é beber de 1 a 3 xícaras por dia, que pode ser após as refeições, para ajudar na digestão.

Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.

A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas.

Essas moléculas são excretadas nas fezes, em sua maioria, e pequena parte é reabsorvida através da mucosa intestinal e volta ao fígado pelo sistema porta, constituindo o ciclo entero-hepático da bilirrubina; e cerca de 5% são excretados na urina pelos rins.

abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.