Qual o princípio da hierarquia?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Chama-se hierarquia a relação de coordenação e de subordinação dos órgãos do poder executivo12, marcando a autoridade de cada um. O princípio da hierarquia é típico do direito adminis- trativo, vigora tão só no âmbito deste ramo jurídico, inexistindo no campo regulado pelo judiciário e pelo legislativo.

Não há hierarquia no serviço público. O servidor público deve respeitar somente o Prefeito. O servidor público pode se recusar a fazer o seu trabalho.

tem o direito de dar instruções, de dar ordens, que é o órgão superior; outro, tem o dever de obedecer, que é o órgão subal terno ou inferior. São funções essas divididas por graus e por competência legal que atuam dentro do princípio de subordinação do infe rior ao superior. É o que se chama hierarquia.

Os princípios administrativos são os valores, as diretrizes, os mandamentos mais gerais que orientam a elaboração das leis administrativas, direcionam a atuação da Administração Pública e condicionam a validade de todos os atos administrativos.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

· Hierarquia da autoridade — é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.

O poder hierárquico tem como objetivo propiciar, à luz dos princípios constitucionais e diretrizes legais, a organização, orientação, fiscalização e correição das atividades exercidas pelos órgãos vinculados.

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade
Este é considerado um dos princípios mais importantes para a Administração Pública. Ele trata das diretrizes básica de conduta, resultante no cumprimento rigoroso do administrador e de todos os agentes públicos com a lei, independente do cargo que ocupem.