É possível devolver um carro financiado?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Posso devolver um carro financiado? Caso isso não seja possível, procure agora a devolução do veículo. Infelizmente não é possível receber o valor integral que foi pago, visto que você utilizou o veículo, houve o desgaste deste e ainda há o desconto dos custos administrativos do financiamento.

Por fim, o que vai acontecer na prática é que o consumidor terá perdido todo o valor que desembolsou com o pagamento das parcelas do financiamento até a data da devolução, ficará sem a propriedade do carro e ainda correrá um grande risco de continuar devendo dinheiro para o banco, inclusive com as restrições impostas a ...

As duas formas de devolver amigavelmente o carro financiado
Normalmente as empresas trabalham com duas formas de devolução do veículo financiado amigavelmente: a quitação parcial e a quitação total.

Consumidor pode devolver veículo defeituoso não reparado em até 30 dias.

A entrega amigável de um veículo é uma opção para aqueles que estão passando por dificuldades financeiras e não podem mais pagar as parcelas do financiamento. É importante lembrar, no entanto, que a entrega amigável de um veículo não isenta o proprietário do pagamento das dívidas referentes ao financiamento.

Cancelar a compra
Isso ocorre para negociações feitas fora do estabelecimento físico, como televendas e internet. Como os carros são comprados em loja física, esse chamado "direito de arrependimento" não existe.

No caso do veículo, que é um bem durável, a garantia deve ser de pelo menos 90 dias – um prazo três vezes maior se comparado aos bens não duráveis (30 dias). A partir da solicitação do consumidor, o fornecedor, por sua vez, tem até 30 dias para resolver o problema.

Para transferir o financiamento para uma outra pessoa é necessário que o banco aprove o processo. O comprador precisa passar por análise de crédito do banco, como avaliação de renda, históricos e restrições no nome. Se for aprovado, o comprador deverá assinar um novo contrato com os valores e descontos atualizados.

Na prática, você não pode transferir financiamento para outra pessoa. O que acontece é o fim do seu compromisso e o início de um novo financiamento no nome do comprador.

O direito de arrependimento não é aplicável a todas as situações para beneficiar o consumidor, a exceção do direito de arrependimento é quando a compra é realizada no estabelecimento comercial do vendedor ou prestador de serviço, onde o comprador somente terá direito a devolução do valor pago em caso de vício ou ...

Como fazer a baixa do veículo
Para fazer a baixa de um veículo, o proprietário deve fazer uma requisição no Detran local, munido de documento pessoal, CPF, comprovante de endereço, certificado de registro (CRV), licenciamento original e em dia, recorte com numeração do chassi e placas.

Posso devolver o carro antes de completar 30 dias? Você tem a flexibilidade de devolver o carro a qualquer momento. Caso a devolução seja feita antes do 30º dia, será cobrado um valor de tarifa correspondente ao período utilizado, podendo ser diária, semanal ou bissemanal.

Posso desistir da compra de um veículo financiado? Em primeiro lugar, é possível sim. Você consegue devolver o automóvel financiado para o banco. Mas, saiba que haverá consequências, ou seja, a instituição financeira não vai deixar isso de graça, ela vai cobrar todos os custos e encargos existentes.

O veículo, então, será levado para um depósito. É importante ressaltar que o devedor não pode ser preso por não pagar a dívida, mas pagará taxas e indenizações em razão da apreensão, além de multas. Além disso, ele só poderá ter o veículo de volta quando quita-lo.

Para solicitações e informações, acesse www.bv.com.br e fale com um de nossos atendentes no Chat Online ou ligue na Central de Relacionamento: 3003-1616 - Capitais e Regiões metropolitanas ou 0800-701-8600- Demais Localidades • SAC - Sugestões, cancelamentos, elogios, reclamações ou informações: 0800-770-3335 ou 0800- ...

Desistência pode ser feita em qualquer momento
Renata explica que geralmente os consumidores desistem da compra, ao perceberem que não poderão arcar com o financiamento, e isso pode acontecer a qualquer momento. "Quando ele tem certeza de que não poderá arcar com a despesa, ele pode desistir do imóvel".