É normal gostar de sangue?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Sim, é um gosto estranho, você mesmo reconhece, mas não sei se seria psicopatia. Tudo depende da forma, da frequência , das implicações desse gosto. Se você procura situações que o levem a ter contato com sangue, se isso prejudica você ou outras pessoas.

O vampirismo clínico, também conhecido como síndrome de Renfield, é um distúrbio psicológico relacionado a uma obsessão por sangue. Este é um distúrbio grave mas raro, sobre o qual ainda existem poucos estudos científicos.

O desejo pelo sangue surge, normalmente, pela ideia de que este fluído corporal é capaz de transmitir poderes que melhoram a vidam e, de acordo com especialistas, esta condição é desencadeada por um evento traumático, geralmente na infância, fazendo com que a perda de sangue ou sua ingestão passe a ser excitante.

Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue.

Esse fenômeno é resultado da liberação de neurotransmissores e hormônios que atuam dilatando os vasos sanguíneos e permitindo que mais sangue seja direcionado para o órgão sexual masculino, possibilitando o prazer e o desempenho durante o ato sexual.

Porém, vale lembrar que o sangue pode ter uma série de doenças, como a Aids e outros problemas comuns dos seres humanos e dos animais. No entanto, se for um sangue livre de doenças infectocontagiosas, os especialistas garantem que o consumo mínimo não faz mal algum à saúde, mas também não traz benefícios.

Como o sangue é altamente nutritivo e é um laxante natural, o médico acredita que a substância ofereça um alívio temporário para distúrbios digestivos. Outros cientistas teorizam se essa "fome de sangue" não é, na realidade, um sinal de um problema mental mais grave.

Conhecida como porfiria eritropoiética, esta desordem é a mais comum do tipo a afetar crianças. Entre suas consequências está tornar a pele das vítimas extremamente sensível à luz solar, de forma que mesmo uma pequena exposição provoca bolhas.

O fato de desmaiar ao ver sangue revela, na verdade, uma estratégia de sobrevivência, um mecanismo de adaptação da espécie ao longo da evolução.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

Tratamento da hematofobia
A hematofobia, em geral, tem resultados positivos à diferentes tipos de tratamento. Umas das mais comuns e eficientes é a terapia comportamental. Desse modo, a terapia comportamental mostra bons resultados a longo prazo e, especialmente, quando associada ao acompanhamento psicotrópico.