O que não pode faltar em um conto de terror?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os assuntos mais atemorizantes para os seres humanos, como a morte, doenças, crimes, maus espíritos, catástrofes, contribuem para a construção desse gênero tão apreciado. O principal objetivo da narrativa de terror é provocar no leitor fortes sensações, como aquelas que sentimos ao assistir a um filme desse gênero.

Especificamente quanto às características do conto de terror, eles têm sua temáti- ca relacionada à fantasia e à ficção. Seu objetivo é despertar no leitor sensações de medo e horror, referentes à morte e/ou à loucura. Os personagens são, em geral, as- sombrados por fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais.

Dentre as principais características de um conto de terror está a densidade e a coerência da história, seja ela por escrito ou mesmo em forma de file ou série, por exemplo. Esse tipo de conte sempre é singular e com densidade, buscando despertar o medo no espectador.

Os principais são: tema, protagonista com desejos e necessidades, conflito e conhecimento de estrutura narrativa. Com o terror (ou horror) isso não é diferente. É preciso pensar o gênero como uma abordagem da sua história, ou um modo de contá-la, desconstruindo alguns mitos sobre ele.

Elementos de um conto
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

Como Escrever uma História de Terror com 7 Dicas Práticas

  1. Explore os medos mais comuns. ...
  2. Crie a atmosfera certa.
  3. Torne as apostas óbvias.
  4. Considere cuidadosamente o seu ponto de vista. ...
  5. Deixar tudo bem claro, ou trazer reviravoltas?
  6. Não se esqueça do básico de uma história de terror.
  7. Procure ser inovador e criativo.

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

O terror é uma sensação de medo muito intensa. O medo define-se como uma perturbação angustiante do espírito devido a um risco real ou imaginário; a partir do momento em que o medo se apodere do controlo cerebral e que o indivíduo já não consiga pensar de forma racional, o mesmo está perante uma situação de terror.

No mercado literário, as histórias de terror chegaram em 1794 com a publicação de “O castelo de Otranto”, de Horace Walpole. Foi seguido de perto por “Frankenstein”, de Mary Shelley (1818) e “Drácula”, de Bram Stoker (1897). A partir das sementes plantadas por esses textos, nasceu o gênero terror.

? Os contos de terror tm por objetivo despertar no leitor sensaes e horror diante da morte, da loucura e do mal que se escondem na mente humana. Para atingir esse objetivo, alguns contos apresentam ao leitor elementos sobre os quais no se deixa dvida: so sobrenaturais.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.