Quantas parcelas do carro pode atrasar?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

De acordo com a nova lei de busca e apreensão de veículo 2022, a partir da primeira parcela atrasada o banco ou a instituição financeira já pode ajuizar uma ação para reintegração de posse. Existe um consenso de que isso só ocorre após 3 parcelas atrasadas, mas não é bem assim que funciona.

Legalmente, basta que apenas uma única parcela esteja em atraso para que o banco ou financeira tenha o poder de mover uma ação de busca e apreensão. Na prática, porém, não é o que ocorre, pois é um procedimento oneroso em função das custas judiciais, honorários advocatícios e procedimentos extrajudiciais.

A busca e apreensão do veículo é uma das consequências da inadimplência do financiamento. Isso significa que, se o consumidor não pagar as parcelas do financiamento, o banco ou a financeira que ofereceu o crédito poderá buscar e leiloar o carro para cobrir o valor em atraso.

Você precisa entrar em contato imediatamente com a instituição credora para negociar. Com 4 parcelas em atraso, é bem provável que seu veículo já esteja com mandado de busca e apreensão. Aliás, se for o caso, é necessário buscar a ajuda de um advogado, pois depois que o bem é apreendido fica bem mais difícil reavê-lo.

Muitas pessoas pensam que ao atrasar uma parcela, o banco irá cobrar a devolução imediata do veículo, mas não é o que acontece”, ressalta. O natural é que o banco, ao notar o não pagamento das parcelas, procure o cliente para buscar uma negociação amigável.

Então, basta que haja o atraso no pagamento de alguma parcela para que isso seja pedido. Não é necessário que esse atraso seja superior a 30, 60, 90 dias; que tenha mais de uma parcela em aberto. Havendo uma, com um único dia de atraso, poderá resultar na busca e apreensão.

Na maioria das vezes, o bem será vendido para saldar uma parte da dívida do empréstimo. Mas se você atrasou apenas um mês, ainda não há motivo para tanto alarde. O pedido de busca e apreensão do veículo raramente é feito na primeira parcela atrasada. Normalmente, é esperado pelo menos três meses de atraso.

Lembrando que é possível atrasar até duas parcelas sem que haja problemas. O contrato segue normalmente, caso seja feito o pagamento delas antes de vencer a terceira prestação. Nessa situação, o credor cobrará taxas e multas dessas duas prestações.

Banco não pode entrar com Busca e Apreensão se contrato estiver com 80% das prestações pagas.

A decisão da liminar na busca e apreensão pode ser concedida em menos de 24h. Se o juiz conceder, mesmo com uma parcela em atraso apenas, o oficial de justiça poderá tomar o seu carro e você perder o seu veículo!

Saiba mais aqui. Existe o mito de que a busca e apreensão ocorre quando 3 ou mais parcelas estiverem em atraso. Isso não é verdade. Legalmente, basta que apenas uma única parcela esteja em atraso para que o banco ou a financeira possam entrar com uma ação de busca e apreensão.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.