O que não é uma inovação?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Segundo Christopher Freeman, inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento e gestão, e que resulta na comercialização de novos produtos, ou na utilização de novos processos. Se um produto novo não chega ao mercado e gera resultados, não é inovação.

A inovação não é invenção, pode partir de uma, mas tem de ir mais longe. A inovação é a aplicação prática de uma invenção ou investigação, com mercado, mas não precisa de uma invenção ou investigação para existir. A inovação explora novas ideias, permite obter novos produtos, serviços e/ou processos, criando valor.

Mas não se deve restringir a inovação as transformações radicais ou que exigem elevados investimentos. Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade pode até ser uma invenção, mas não será inovação.

A inovação não é sinônimo de tecnologia, mas sim de transformação de processos, hábitos e produtos em uma cultura nova na qual as soluções tecnológicas são usadas como ferramentas para apoiar a estratégia de negócios com metas e objetivos claros.

Quais são os principais tipos de inovação?

  • Inovação radical. Como o próprio nome já sugere, a inovação radical é algo que realmente muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou da dinâmica empresarial. ...
  • Inovação incremental. Dentre os tipos de inovação está também a incremental. ...
  • Inovação disruptiva. ...
  • Inovação tecnológica.

Enquanto a invenção coloca uma ideia em prática, a inovação é o processo de transformar a ideia ou a invenção em algo que tenha valor para o mercado, para que ela possa ser comercializada e oferecida ao público, ou para a própria empresa, reduzindo custos ou aumentando a qualidade ou lucratividade.

A implementação de um novo produto ou serviço, processo ou método de marketing, ou ainda um novo método organizacional com novas relações externas e mudanças no ambiente de trabalho”. Ou seja, qualquer melhoria ou novidade implementada em uma empresa pode ser considerada uma inovação.

Quais são os principais tipos de inovação? Essencialmente, existem três tipos de inovação: radical, incremental e disruptiva. Eles podem variar conforme o nicho, mercado, essência da marca, serviços e produtos oferecidos.

A inovação é qualquer algo novo que é vendida no mercado. Uma simples alteração em um produto ou serviço pode ser considerado um tipo de inovação, desde que seja ofertado para fins econômicos. Um outro equívoco comum é pensar que somente organizações com alto nível tecnológico são inovadoras.

Esses três pilares são: sucesso, esforço e emoção.