O que Leonardo da Vinci dizia?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer. A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza.

Ele acreditava que, para representar a realidade com exatidão, era preciso observá-la com rigor científico – numa época em que a ciência propriamente dita ainda nem existia, diga-se.

"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível." (Leonardo da Vinci)

Uma obsessão de Leonardo foi a construção e reprodução exata da figura do ser humano.

2 – Ele gostava de escrever ao contrário por uma razão simples. As centenas de páginas de cadernos pertencentes a Leonardo que sobreviveram ao tempo revelam um curioso hábito do artista: ele escrevia ao contrário, revertendo sua caligrafia para que só fosse legível se a página fosse vista de um espelho.

Mona Lisa

O mês de abril de 1519, da Vinci passa na cama, cercado pelos três quadros: A Mona Lisa, Santa Ana - a obra que mais gostava, e São João Batista.

Mas a “cosa mentale”, completa, também é o desenho possuindo eficácia psicológica. “Da Vinci usa o desenho como instrumento, para causar determinados sentimentos. Ele queria impressionar o espectador, mesmo se fosse com imagens desagradáveis ou horrendas”, diz.

O desprezo dele por pintores que não se preocupavam com aprender anatomia era mais ou menos resumido em suas críticas àqueles que “desenham figuras de nudez que parecem madeira, sem nenhuma graça, que fazem você pensar que está vendo um saco de nozes, mais do que a forma humana”.

Leonardo da Vinci é considerado um gênio, pois utilizava seu talento nas artes, medicina, engenharia, arquitetura e física.

A teoria mais aceita entre os historiadores e cientistas da arte, na atualidade, é de que a pessoa retratada é Lisa Gherardini (1479-1542). Lisa foi uma italiana nascida em Florença e seu marido, Francesco del Giocondo, foi quem encomendou a obra para o pintor.

A importância de Leonardo da Vinci para o Renascimento foi que ele foi um dos principais artistas e pensadores/cientistas de sua época a resgatar o conhecimento, de maneira que outras pessoas pudessem desenvolver no futuro.

Ele tinha múltiplas habilidades, em todas era um gênio. Leonardo se destacou como matemático, engenheiro, arquiteto, escultor, inventor, anatomista, poeta, músico, pintor, e em todas essas profissões, técnicas e artes, ele se destacou com um grau de genialidade espantoso.

Imhotep

A anatomia da Grécia teve sua origem no Egito antigo, onde Imhotep, um misto de arquiteto, médico e mago foi considerado como sendo o primeiro homem que se tem registro a estudar a anatomia do corpo humano.

São exemplos de ideias inovadoras de Leonardo da Vinci durante o renascimento: engrenagens para mergulho submarino, ponte giratória, planador com asas, escrita reversa, carro auto-propelido, entre outros exemplos.

O mais apurado dos sentidos do homem seria o da visão, espelho da alma e observador do concreto. Através do olhar o pintor era capaz de captar os movimentos do corpo, que na pintura traduziriam a ação das ideias.

Acontece que um usuário do Twitter resolveu lembrar uma treta quente que rolava entre os grandes artistas do Renascimento, Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Donos de grandes obras, os dois se odiavam ao ponto de não conseguirem ficar perto um do outro.