O que foi a tática da guerra Blitz?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A Segunda Guerra Mundial na Europa Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu grande parte da Europa empregando uma nova tática denominada “Blitzkrieg” (guerra relâmpago). Esta estratégia envolvia um grande número de aviões, tanques e unidades de artilharia agindo em conjunto.

O Blitzkrieg ou guerra-relâmpago é uma tática militar em nível operacional que consiste em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa.

1939

Ou "guerra relâmpago". Estratégia de guerra moderna usada pela primeira vez com grande sucesso pela Wehrmacht, o exército de Hitler, contra a Polónia, em setembro de 1939 e, mais tarde, utilizada contra as forças da França, Inglaterra, Holanda e Bélgica, entre maio e junho de 1940.

A blitz foi um ataque relâmpago, repentino, realizado pela aviação alemã contra o Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial”, termo o qual passou a se referir à fiscalização da polícia, por esta ocorrer, conforme já exposto, através de um bloqueio relâmpago.

A ofensiva aliada começou na Ásia, em junho de 1942. Os japoneses, decididos a controlar o Pacífico, atacaram a base militar estadunidense de Midway. O ataque foi desastroso para o Japão, que perdeu quase 4 mil homens e 332 aviões.

A tática utilizada pelos russos após a invasão dos franceses foi a “tática da terra arrasada”. Essa tática consiste em realizar recuos propositais para impedir que haja confronto com os invasores e destruir tudo que possa ser utilizado pelos invasores, como abrigos e alimentos.

A superioridade do exército alemão era evidente, principalmente por possuir armamentos mais modernos. A vitória alemã também é atribuída à utilização da guerra-relâmpago (blitzkrieg), algo inovador na época por aliar ataques coordenados do exército, blindados, artilharia e aviação, pegando o adversário de surpresa.

Daí o surgimento da Blitzkrieg que, na tradução do termo, significa “guerra relâmpago”. O objetivo era penetrar no flanco para dirigir-se à retaguarda do inimigo.

Primeira fase: a blitzkrieg alemã (1939-1941)
Chamada de blitzkrieg (guerra relâmpago em português), essa estratégia consistia em realizar ataques maciços com a infantaria, artilharia, blindados e aviação contra um ponto focal do exército adversário, o Schwerpunkt.

A principal razão para a invasão da Noruega pela Alemanha era a sua dependência do minério de ferro sueco, que durante o inverno era embarcado principalmente a partir do porto norueguês de Narvik.

O Que é a Blitz
Mas, no Brasil, a referência é usada em função dos órgãos responsáveis pelas operações não anunciarem o horário e o local delas. O elemento surpresa aumenta as chances de fiscalizar as infrações e os crimes de trânsito cometidos por condutores desprevenidos.

O que é Blitz:
Blitz é uma expressão estrangeira já incorporada à nossa língua, no sentido figurado, para fazer referência a uma batida policial repentina que tem como objetivo combater qualquer tipo de ilegalidade.