Como eram os poemas do Barroco?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
/ 5 18 votos

Os versos barrocos são caracterizados por utilizarem uma linguagem rebuscada, elaborada, com muitos detalhes. Há também o emprego de muitas figuras de linguagem fazendo um verdadeiro jogo com as palavras. Nesse caso a elaboração da linguagem está a serviço do projeto poético de louvar a pátria.

Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras); Conceptismo ou Quevedismo (jogo de ideias).

Escola literária, arquitetônica e artística em voga no século XVII, o barroco valorizava o excesso e pautava-se nas contradições e dualidades da alma humana. Luís de Gôngora y Argote, o poeta responsável por criar o gongorismo na poesia barroca.

A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé. O que é Barroco? O Barroco ocorreu entre os séculos XVI e XVII.

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A linguagem dos textos barrocos é culta e rebuscada, apresentando muito detalhes. A literatura barroca valoriza muito a forma como os textos são construídos, o que se verifica no vocabulário utilizado e também na utilização de figuras de linguagem como recurso para deixá-los mais bonitos ou expressivos.

Entre as principais características da prosa e da poesia barroca estão o interesse por temas religiosos, os dualismos que bem representam o conflito espiritual do homem barroco, emprego de figuras de linguagem e, sobretudo, emprego de uma linguagem requintada – essas duas últimas características podem ser mais bem ...

Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601. No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo".

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

Também apresenta como característica a oposição entre o poder humano e o poder divino, o céu e o inferno, o antropocentrismo e o teocentrismo. O estilo barroco saiu da Itália e difundiu-se por vários países europeus. Chegou mesmo na América e marcou a cena artística brasileira.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.