Quem influenciou o humanismo?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos. Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade.

Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa.

Dentre os grandes representantes da literatura humanista estão: Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa.

Autores como Erasmo de Roterdã e Tomás Morus serão os principais nomes do Humanismo cristão com livros sobre espiritualidade e conduta moral, segundo os ensinamentos do cristianismo.

O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.

Os principais escritores humanistas foram os italianos Dante Alighieri e Francesco Petrarca. Em Portugal, o autor de teatro Gil Vicente escreveu peças de cunho religioso e moralizante. Suas obras, como o Auto da barca do inferno, fazem crítica de costumes e colocam o indivíduo no centro do drama.

Francesco Petrarca

Francesco Petrarca (1304-1374) foi poeta e humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu romanceiro. É considerado o inventor do soneto, poema composto de 14 versos. Pesquisador e filólogo, divulgador e escritor, é tido como o “pai do Humanismo”.

Autores e Obras do Humanismo
François Rabelais: Tiers Livre; Quart Livre; Gargântua e Pantagruel. Luís de Camões: Os Lusíadas; Rimas; Auto de Filodemo; Erasmo de Roterdã: O Elogio da Loucura; De Libero Arbitrio; As Navegações dos Antigos; Preparação para a Morte.

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.

Características do Humanismo

  1. Valoriza o racionalismo. ...
  2. Fundamenta a ética e moral em valores humanos. ...
  3. Confere total responsabilidade aos humanos. ...
  4. Valoriza o contraste de ideias e crenças. ...
  5. Visa a realização pessoal. ...
  6. Ausência de dogmas. ...
  7. Desenvolvimento de novas técnicas e interesses artísticos.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

O humanismo foi um movimento intelectual que se manifestou nas artes e na filosofia. Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, afastando-se do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média.

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

Petrarca é tradicionalmente chamado o pai do Humanismo. Ele inspirou a filosofia humanista que levou à Renascença. Ele acreditava no imenso valor prático e na imensa moral do estudo da História Antiga e da Literatura Antiga - isto é, o estudo do pensamento e da ação humana.

A psicologia humanista, também conhecida como humanismo, surgiu na década de 1950 como uma reação à psicanálise e ao behaviorismo que dominavam a psicologia na época.