Qual a proposta do Barroco?
O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo. Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante.
O que o Barroco buscava
O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.
Qual era o objetivo do barroco no Brasil
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Qual era o principal foco das obras barrocas
Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
O que o Barroco criticava
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
Qual era o objetivo dos artistas do Barroco
Arquitetura Barroca
O objetivo era propagar o catolicismo e, ao mesmo tempo, reafirmar seu poder. Isso era alcançado mediante a ostentação das obras construídas.
Qual era a preocupação do Barroco
A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
Qual foi a importância do Barroco
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Qual foi a principal ideia barroca que utilizamos até hoje na arquitetura
Principais características da arquitetura barroca
O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.
Quais são as características do Barroco
Características do Barroco
- Arte rebuscada e exagerada;
- Valorização do detalhe;
- Dualismo e contradições;
- Obscuridade, complexidade e sensualismo;
- Barroco literário: cultismo e conceptismo.
Quais eram as ideias barrocas
Contrastes, dualidades e excessos; Temas religiosos e profanos; Estilo exuberante e decorativo; Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
O que marcou o período barroco
Expressão das contradições que o ser humano vivia no contexto em que essa estética surgiu, época marcada pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma, o barroco incorporou o exagero, o paradoxo, a antítese, a religiosidade e traços da cultura clássica em suas produções, tornando-se, por vezes, sinônimo de ...
O que as obras barrocas transmitem
As obras barrocas transmitem emoção e criam um cenário único e cheia de sentimentos. Na arte barroca, as luzes de cores claras e escuras são utilizadas, dando destaque às obras.