Como identificar humanismo?

Perguntado por: ebonfim6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

- Racionalidade; - Retomada do modelo clássico das culturas da Antiguidade; - Busca da beleza e da perfeição; - Valorização do corpo humano e das emoções.

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

Características do Humanismo

  1. Valoriza o racionalismo. ...
  2. Fundamenta a ética e moral em valores humanos. ...
  3. Confere total responsabilidade aos humanos. ...
  4. Valoriza o contraste de ideias e crenças. ...
  5. Visa a realização pessoal. ...
  6. Ausência de dogmas. ...
  7. Desenvolvimento de novas técnicas e interesses artísticos.

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

Os humanistas acreditavam na capacidade intelectual ilimitada do homem e estimulava a divulgação de conhecimento, o que desafiava a política e a religião.

O que é Humanismo:
Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas. O humanismo procura o melhor nos seres humanos sem se servir da religião, oferecendo novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política.

Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e académicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo.

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

O Humanismo foi um movimento eminentemente literário. Nesta época, a poesia, sempre ligada à música, torna-se um gênero independente. Os autores recuperaram a temática da mitologia greco-romana e com isso escreveram obras de teatro, poesia e prosa.

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc.). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores.

No campo das artes plásticas e da medicina, o humanismo esteve representado por obras e estudos que realizavam um exame detalhado da anatomia e do funcionamento do nosso corpo. Na literatura, as paixões e dilemas foram elementos centrais que apontavam para os sentimentos que interpretavam a natureza do homem.

Além disso, o Humanismo trouxe um movimento intelectual muito forte, garantindo que as ciências fossem desenvolvidas a fim de trazer mais conhecimento para os seres humanos, principalmente as aprendizagens que não se relacionassem com conceitos religiosos e dogmas católicos.

A psicologia humanista tem como principal objeto de estudo o ser humano enquanto indivíduo único e multifacetado. Psicólogos humanistas acreditam que a construção e a preservação do bem-estar leva, naturalmente, à autorrealização.

O humanista, seja ele ateu ou religioso, ela não exclui Deus da representação do mundo, mas pra ele, Deus não é a autoridade suprema a partir da qual ela cria seus valores, essa autoridade é o homem. Os valores humanos são subjetivos e, sendo assim, podemos optar por eles.

O Movimento Humanista, também denominado por Novo Humanismo, Humanismo Universalista ou Movimento Siloísta, surgiu a partir de 1969 e baseia-se em 3 pilares básicos: o Ser Humano como valor central, a não violência e a não discriminação.