O que foi a revolução verde?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1960 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.

A segunda 'Revolução Agrícola' se iniciou com a descoberta dos adubos químicos, em fins do século passado. Trouxe a ilusão de que o problema da nutrição das plantas estava resolvido. As práticas do uso dos estercos animais, da rotação e do pousio foram abandonadas.

A agricultura moderna pode ser compreendida como o modelo de produção que incorpora grande acervo de tecnologia e conhecimento relacionados à produção agrícola.

A Revolução Agrícola substituiu várias culturas tradicionais por monoculturas que não levam em conta a nutrição e o meio ambiente. A Revolução Verde - ou Terceira Revolução Agrícola - envolveu um conjunto de iniciativas de transferência de tecnologia de pesquisa introduzidas entre 1950 e o final da década de 1960.

O período Neolítico se estendeu de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C. e foi um dos períodos da Pré-História. No Neolítico, o ser humano passou a utilizar ferramentas produzidas de pedra polida. Um dos grandes avanços desse período foi a Revolução Neolítica, que permitiu a sedentarização.

Diversas. País terá safra recorde para 2021/2022. Projeções indicam uma produção de grãos de 271,2 milhões de toneladas. O Brasil é um dos poucos países do mundo com condições de aumentar a produtividade e produzir mais alimentos para atender a demanda global nas próximas décadas.

São exemplos de tecnologias cada vez mais utilizadas na área agrícola das propriedades leiteiras:

  • 1) Sensores. ...
  • 2) Drones. ...
  • 3) Tratores e colheitadeiras. ...
  • 4) Máquinas e equipamentos agrícolas. ...
  • 5) Celulares, tablets e notebooks.

A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

Pontos positivos:
aumento na produção mundial de alimentos; desenvolvimento tecnológico; avanços nas pesquisas; barateamento dos alimentos básicos.

Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”. Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra.

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.