O que foi o imperialismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 20 votos

Imperialismo é um conjunto de ideias, medidas e mecanismos que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes.

O imperialismo é caracterizado por uma política de expansão de uma nação sobre outra, e sua manifestação no século XIX é chamada também de neocolonialismo. Ilustração retrata colonizadores em contato com povos de uma região da África Central em referência ao imperialismo.

O imperialismo é o nome dado para o conjunto de políticas que teve como objetivo promover a expansão territorial, econômica e/ou cultural de um país sobre outros.

O principal objetivo das dominações imperialistas era a conquista de territórios em que se estabeleceram mercados consumidores e fonte de matérias primas. Nesse momento, a indústria começa a ter forte influência sobre as interações entre as nações.

O imperialismo proporcionou uma divisão mais justa da economia global, com muitos países fornecedores de matéria-prima e poucos focados em industrialização. e. O neocolonialismo provocou instabilidade nas potências europeias, o que provocou a Primeira Guerra Mundial.

John Atkinson Hobson

John Atkinson Hobson nasceu na Inglaterra em 1858 e foi, mediante seus estudos, um dos intelectuais pioneiros da economia moderna e o criador do termo imperialismo.

O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.

Rússia, Japão, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, França, Reino Unido e Bélgica foram alguns dos principais países a se inserirem no processo imperialista como países dominadores.

Colônias: territórios dominados por meio da presença militar; Protetorados: países governados por elite local tutelada por uma potência industrial; Áreas de influência: países com governo formalmente autônomos, mas submetidos a acordos econômicos desiguais.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, o imperialismo colonial perdeu força, graças à libertação política das antigas colônias. O estudo do neo-imperialismo foi realizado por economistas ingleses e franceses no início do século XIX.

Imperialismo norte-americano é uma referência ao comportamento autoritário de influência militar, cultural, política, geográfica e econômica dos Estados Unidos sobre os outros países. É por meio dessa prática que sucessivos governos dos EUA mantêm o controle econômico de diversas nações.