O que é revolução?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em ciência política, Revolução é uma mudança abrupta e duradoura no poder político ou na organização estrutural de uma determinada sociedade, normalmente devido à percepção de incompetência política do grupo dominante, ineficiência da burocracia estatal vigente ou uma circunstância de opressão social e econômica.

O conceito de revolução é entendido, comumente, como uma transformação radical de determinada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica, isto é, tudo o que diz respeito à vida humana. Tal conceito é fundamental para se entender os períodos históricos moderno e contemporâneo.

Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistemas de produção de mercadorias com a implantação das máquinas.

No senso comum, revolução significa uma transformação intensa das bases de uma sociedade, alterando sua composição social, cultural, econômica e religiosa após a vitória de um determinado movimento social e político. A revolução estabelece uma nova ordem cultural, que molda o imaginário da população.

Podemos destacar cinco grandes exemplos de revoluções que mudaram profundamente a sociedades de seus países: a Revolução Gloriosa Inglesa, a Revolução Meiji no Japão, a Revolução Francesa, a Guerra de Secessão nos Estados Unidos e a Revolução Socialista Russa.

44 sinônimos de revolução para 5 sentidos da palavra revolução: Revolta: 1 convulsão, conflagração, levante, golpe, insurreição, motim, rebelião, revolta, revolucionamento, revolvimento, sedição, sublevação, subversão, tumulto.

Revolução designa uma transformação profunda, um movimento de grandes proporções que rompe com o que existia até então. Geralmente, ela surge das bases da sociedade e envolve um grande número de pessoas, alterando as estruturas políticas, econômicas e sociais. A Revolução Francesa, de 1789, é um exemplo.

Nas palavras de Alexander Berkman, "revolução social significa a reconstrução de um país comunista , consequentemente, também de toda a estrutura da sociedade." Mais genericamente, a expressão "revolução social" pode ser utilizada para se referir a uma grande mudança na sociedade, como a Revolução Francesa, o Movimento ...

Revolução é ampla, gera ruptura e não pode ser. parada. Revoltas são mais específicas, regionais e. nem sempre geram resultados.

Para Marx, portanto, só se pode falar de revolução quando ocorre uma ruptura com a velha ordem política, social e econômica; e em seu lugar são estabelecidos novos padrões de relações sociais que têm por princípio assegurar a liberdade e a igualdade social entre os homens.

A revolução inicia-se por um processo político, mas só adquire verdadeira dimensão quando e se é capaz de produzir alterações substanciais na ordem social, quer em termos globais, quer de forma restrita.

Quarta Revolução Industrial chegou, e o Brasil precisa inovar para não ficar de fora. Investimentos em inovação e tecnologia são as chaves para o país não perder tempo e embarcar de vez em uma nova revolução industrial – que já está em curso.

a inglaterra foi o primeiro país a conseguir realizar a revolução industrial.

São elas: → Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.

Eles defendiam temas como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população.

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

  1. 1) A Revolução Industrial: ...
  2. 2) A Revolução da Infraestrutura: ...
  3. 3) A Revolução da Energia:
  4. 4) A Revolução da Saúde: