Qual foi o estopim da primeira guerra mundial?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, estopim é definido como "fio ou cordão embebido em substância combustível que comunica fogo a uma carga de explosivos" (Dicionário Houaiss Eletrônico da Língua Portuguesa, 2009). Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

O assassinato de Francisco Ferdinando foi noticiado em alguns jornais brasileiros, como no A Notícia. Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra.

Tudo começou quando o Império Austro - Húngaro declarou guerra à Sérvia, os alemães que tinham tratado de defesa com os austro-húngaros acabaram declarando guerra aos russos e aos franceses que eram aliados dos sérvios. A Inglaterra honrou os acordos da Tríplice Entente e acabou declarando guerra à Alemanha.

A batalha foi vencida pelos alemães que, atraindo o centro do exército francês para a Lorena e Alsácia, invadiram o norte da França pela Bélgica com a intenção de envolver e vencer de forma definitiva a guerra.

A Alemanha na 1a Guerra Mundial adotou um plano estratégico (o Plano Schlieffen) que consistia em derrotar rapidamente a França e depois derrotar o Império Russo. O plano falhou porque os alemães sofreram revezes na Bélgica e erraram taticamente na aproximação para tomar Paris.

Os países que declararam oficialmente sua neutralidade em relação à Primeira Guerra Mundial foram: Afeganistão - O país recebeu uma missão diplomática alemã tentando convencê-lo a agir contra os britânicos na Índia, seus vizinhos de fronteira. Argentina. Bélgica.

A Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente, por França, Inglaterra e Rússia. A guerra durou quatro anos: começou em 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918, com a vitória da Tríplice Entente.