O que é guerra fria?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.

Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.

Esta época ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico. A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991.

Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, a igualdade econômica (um a sociedade sem ricos e pobres) e um Estado forte capaz de ...

Foi causada pela rivalidade ideológica existente entre os EUA e a URSS após a Segunda Guerra Mundial. O consenso dos historiadores é que o marco inicial do conflito foi um discurso feito por Harry Truman, presidente estadunidense, em 1947.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.

Nye divide os primeiros anos da Guerra Fria em três fases: o início gradual (1945-1947), a declaração da Guerra Fria (1947-1949) e o seu auge (1950-1962).

As principais consequências foram as seguintes: Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.

o Muro de Berlim

Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.

12 de março de 1947 – 26 de dezembro de 1991

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países.