O que foi a paz armada?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

A "Paz Armada" foi um período na história política da Europa, que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações internacionais.

A Paz Armada foi a expressão usada para descrever um período da História política da Europa, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, onde havia uma intensa corrida armamentista, quando o bloco da Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França ...

A Paz Armada aconteceu entre o século XIX e XX, entre 1871 e 1914. No fim desse período, os países envolvidos na corrida armamentista guerrearam entre si, desenvolvendo batalhas diretas, com contagem de milhões de mortos.

No geral, a expressão "Paz Armada" faz referência ao momento que antecede a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em que as principais potências europeias viviam uma corrida armamentista sem, supostamente, a intenção de dar início a um conflito.

Os acordos entre os países aliados no período pós-guerra tinham como principal objetivo propiciar a paz mundial após os horrores causados pela Segunda Guerra, entretanto, as disputas pela hegemonia mundial entre a União Soviética (Socialista) e os EUA (Capitalista) levaram ao início da Guerra Fria.

O objetivo era que o acordo não apenas levasse ao fim do conflito, mas que evitasse revanchismos que desencadeassem novas guerras. O presidente americano também propôs a criação de um organismo internacional, a Liga das Nações, que mediasse conflitos entre países.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

A "Paz Armada" (Peace through strength, em inglês) foi um período na história política da Europa, que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações ...

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

Os termos do tratado estipularam que os alemães deveriam pagar cerca de 20 bilhões de marcos alemães em ouro, em valores da época. Esse valor deveria ser pago até abril de 1921, mas tempos depois franceses e britânicos passaram a exigir mais de 200 bilhões de marcos em ouro.

Resumo sobre Primeira Guerra Mundial
Seu estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 1914. Os dois lados do conflito eram a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. Encerrou-se com a derrota da Alemanha, em 1918.

Após a Grande Guerra, quatro impérios desmoronaram: Alemão, Austro Húngaro, Russo e Otomano. Deles surgiram uma série de novos países, como Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Áustria, Hungria, Estônia, Lituânia e Letônia.

O resultado foi a formação de dois blocos opostos: Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.

Esse programa defendia uma “paz sem vencedores”, ou seja, o fim da Guerra sem a responsabilização de nenhum dos países envolvidos no conflito, o que provocou descontentamentos entre os participantes.

A Pax Romana é um grande período de paz e prosperidade que existiu no Império Romano de 27 a.C até o ano 180 d.C e foi importante na manutenção do poder romano sobre as regiões que havia conquistado.

O Pacto da Liga das Nações oficializou a criação dessa organização em 28 de junho de 1919. O documento foi integrado ao Tratado de Versalhes, que decretou a paz entre os países que estiveram envolvidos no conflito.