O que fazer quando sua namorada está com cólica?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta.

Faça alguma coisa relaxante para ela.
As mulheres podem ficar muito mais emotivas e agitadas durante a tensão pré-menstrual, portanto, ajude a mulher amada a relaxar: prepare um banho quente, faça uma massagem nos ombros da sua namorada, ou até mesmo medite junto com ela — tudo isso vai deixá-la mais tranquila.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

Demonstre apoio, não desdém.

  1. "Eu sei que você deve estar se sentindo muito mal por isso. Sinto muito."
  2. "Mal posso imaginar como você está se sentindo. Sei que não é fácil."
  3. "Sinto muito por você estar chateada. Por favor, me avise se eu puder fazer algo para animá-la."

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

Elogios. Não adianta você falar que ela é a coisa mais linda que você já viu passar pelo sistema solar, pois isso infelizmente não vai colar. Se é para elogiar diga que ela está cheirosa, que gostou da roupa (mesmo que seja um moleton velho que ela usa para ficar em casa nesses dias), enfim.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Ao utilizar esse tipo de material estando menstruada, a área íntima pode ficar ainda mais aquecida, causando desequilíbrio nos organismos naturais da flora vaginal.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

Hábitos que pioram cólica menstrual: alimentação inadequada
Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Pense em algo leve e positivo, que ajude mesmo a melhorar o humor da moça e a lembre de que essa situação vai passar. Ela vai gostar de ver suas mensagens com tentativas de arrancar um sorriso (ou melhor, uma gargalhada) dela.

Alimentos: frango, porco, peixe, ovos, aveia, amendoim, soja. Vitamina E – eficaz para amenizar a mastalgia (dor nas mamas) e dor de cabeça. Alimentos: óleos vegetais, cereais integrais e nozes. Cálcio – ajuda na redução dos sintomas em geral.

Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e de mau humor com o namorado. É bem importante que você procure o seu médico ginecologista, que pode ajudá-la. Ele fará um diagnóstico e orientará o tratamento e a prevenção destes incômodos de forma apropriada.