O que fazer quando o terreno não tem escritura?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Atualmente quem reside ou dispõe de um imóvel sem escritura pode reverter a situação. Para isso, uma das alternativas é encontrar os antigos donos ou herdeiros, entrar com o pedido de usucapião e/ou solicitar uma nova escritura por meio do Direito de Laje.

Na compra de um imóvel que não possui escritura, você fica sem qualquer tipo de garantia com relação à procedência dessa casa ou apartamento. Sem esse documento não é possível saber de onde ele surgiu, se algum dia já foi invadido, se já foi transferido para outra pessoa ou até mesmo penhorado.

Geralmente, o prazo para a conclusão do registro é de 30 dias após a regularização da escritura. Caso o imóvel seja financiado, a escritura será substituída pelo contrato com o banco, já que o documento será emitido após a quitação.

O passo inicial para regularizar o imóvel é ir até o cartório de registro de imóveis na sua cidade e dar entrada no processo. Para que você não tenha problemas, é preciso apresentar o contrato de compra e venda do bem. Com esse documento em mãos, você vai conseguir emitir a escritura do imóvel.

Tem direito à escritura de imóvel gratuita quem recebe até 3 salários mínimos e adquire o bem pelo Minha Casa, Minha Vida. O programa social ainda oferece descontos de 75% a 100% na emissão do documento. Normalmente, o que se assegura é um desconto de 50% ou 75% no valor do documento.

O processo para comprovar a posse do imóvel pode ser via judicial ou extrajudicial, mas de qualquer forma, é importante que conte com um advogado especialista no assunto. O processo é complexo e precisa ser feito junto à área advocatícia, preferencialmente especializada em Direito Imobiliário.

“Só é dono quem registra. Essa máxima, conhecida por advogados e juristas, é especialmente verdadeira no caso dos imóveis. Ter um contrato de compra e venda e não registrar o bem no seu nome é um erro grave, pois, pela lei, você não é o proprietário”, reforça.

Imóvel sem escritura, paga IPTU? Sim, o IPTU incide sobre todos os imóveis em áreas urbanas, mesmo em terrenos e edificações sem escritura. De acordo com o artigo 34 do Código Tributário Nacional, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, do seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.

É preciso ir na prefeitura retirar o atestado de pobreza ou como quer que chamem o documento que comprova que você não tem condições de pagar, depois usar esse documento no cartório. Detalhes sobre o procedimento de cada um você consegue no local.

Não! O contrato particular é o início de um processo de registro e regularidade do terreno negociado, sendo muito importante que o comprador verifique e se certifique quanto à regularidade do negócio.

Somente o registro concede ao comprador a propriedade definitiva do imóvel, sendo imprescindível a sua requisição pela parte interessada. Portanto, SÓ É DONO QUEM REGISTRA! Caso o registro não tenha sido feito, você terá apenas a posse e o uso do imóvel, ou seja, estará morando em um imóvel que não é oficialmente seu.

Quanto custa para fazer uma escritura? A escritura pública pode ser feita em qualquer Cartório de Notas do Brasil e pode custar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, uma vez que cada estado segue regras específicas sobre sua tributação cartorial, incluindo os custos do documento.

A taxa de escritura para o Cartório de Registro de Imóveis, cujo valor corresponde de 2% a 3% do valor do imóvel, de acordo com o estabelecido por cada município.