O que fazer para ter lazer?

Perguntado por: obarros2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Dicas de atividades para o seu lazer:

  1. Fotografar;
  2. Sair com a família;
  3. Ler livros;
  4. Frequentar restaurantes novos;
  5. Ir ao cinema;
  6. Viajar;
  7. Fazer um piquenique.

“Os prejuízos podem ser esgotamento, desânimo, descomprometimento e falta de entusiasmo com o trabalho e com a vida em geral. Algumas pessoas acabam tendo depressão”, alerta Azevedo.

Além dos conteúdos culturais do lazer, estruturam-se, também, três pilares: o divertimento, o descanso e o desenvolvimento (pessoal e social).

(2005) definiram os seguintes tipos de lazer: Hedonismo (hábitos de consumo que enfatizam o prazer individual e imediato), Lúdico (utilização de jogos, brinquedos e divertimento em geral, como caráter instrumental do lazer, podendo ser experimentado sozinho ou em grupo) e o Instrutivo (enfatizando a experiência de ...

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

5 horas

De acordo com as conclusões dos investigadores americanos, precisamos de uma média de 2 a 5 horas de tempo livre por dia - ou seja, de momentos de lazer - para sermos felizes; e se a falta de tempo para nós próprios é prejudicial, também o é o excesso dele.

"O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta.

O lazer contribui para o desenvolvimento social do ser humano, que também contribui para o desenvolvimento das amizades, e da confiança em si mesmo. As circunstâncias atuais na vida das pessoas, tem feito do lazer um ato cada vez menos frequente no ambiente familiar.

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

O lazer possui um caráter livre, hedonístico e pessoal, tendo como funções o descanso, o divertimento e o desenvolvimento dos indivíduos.