O que fazer para aliviar dor no ombro?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos
  1. 10 passos para aliviar a dor no ombro. ...
  2. 1 – Faça compressas de água morna. ...
  3. 2 – Massageie a região. ...
  4. 3 – Faça alongamento dos ombros e pescoço. ...
  5. 4 – Não fique na mesma posição. ...
  6. 5 – Sente-se na posição correta. ...
  7. 6 – Adapte o ambiente de trabalho. ...
  8. 7 – Use um travesseiro ideal na hora de dormir.

Compressas frias são extremamente eficazes para diminuir o inchaço no ombro. Esse resfriamento também auxilia a reduzir a dor aguda. Você pode aplicar uma bolsa de gelo ou um gelo em um saco plástico por até 15 minutos, repetindo o procedimento várias vezes ao dia.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).

Sintomas da tendinite no ombro

  1. Dor intensa no ombro;
  2. Dor no ombro que irradia para o braço;
  3. Dificuldade em levantar o braço;
  4. Dor que piora à noite;
  5. Inchaço;
  6. Vermelhidão e sensação de calor;
  7. Formigamento no ombro.

Quando a dor no ombro persistir por mais de dez dias, mesmo fazendo o uso de medicamentos, procure um profissional especializado. O ideal é procurar um ortopedista, que vai poder diagnosticar a dor no ombro de uma forma correta e avaliar todas as estruturas associadas ao ombro.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico. Para usar basta aplicar uma fina camada na articulação dolorida, 2 a 3 vezes por dia.

A bursite no ombro trata-se da inflamação na bursa localizada na parte superior e anterior do ombro. Ela pode ser bilateral, ou seja, quando atinge tanto o ombro esquerdo quanto o direito. Além disso, pode apresentar-se de forma aguda ou, até mesmo, evoluir para uma bursite crônica, principalmente quando não é tratada.

Quando deitamos o espaço articular é reduzido por não ter ação da gravidade tracionando o braço, comprimindo as estruturas articulares que estão inflamadas, por isso que o ombro fica mais dolorido ao deitar.

O sintoma mais comum de rompimento do tendão do ombro é a dor. Dói quando a pessoa faz algum movimento com o braço e, em casos mais graves, até durante o repouso. Dores noturnas são típicas deste tipo de lesão. Além da dor, a pessoa perde força no braço e não consegue fazer alguns movimentos como o de elevação.

Ultrassonografia: é um exame complementar usado para auxiliar o médico a quantificar o grau da lesão. Ressonância Magnética: é o exame com melhor acurácia e fornece a visualização da bursa inflamada. Raio-X: auxilia a eliminar outras possíveis causas de dor no ombro, como fraturas.

Compressas
Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local. As compressas quentes podem ser feitas com auxílio de bolsas próprias ou com aplicação de panos quentes, por cerca de até 20 minutos. Um banho quente também pode ajudar.

A tendinite no ombro tem tratamento, mas pode levar meses até ser completamente curada e o paciente ficar livre de sintomas. O tempo de tratamento e a evolução dependem das fases da lesão tecidual ao tendão.

E essa dor no ombro, que se irradia para a porção média do braço, costuma piorar com atividades que exijam a elevação dos braços (professores, pintores, carregadores), com exercícios físicos intensos (vôlei, natação) e à noite, quando se estende o braço ao longo da cama, estirando os tendões já inflamados.