O que fazer após castração?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Evite atividades físicas. Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que ele se movimente, mas você pode evitar de incentivar ele a correr, pular, brincar, passear, conviver com outros animais e fazer outros movimentos que podem prejudicar a recuperação, pelo menos por um tempo.

oito dias

É difícil impedir que ele se movimente, mas você pode evitar o incentivo que o leve a correr, pular, brincar, passear ou fazer outros movimentos que podem prejudicar a recuperação, pelo menos por um tempo. Esse período de repouso deve durar entre sete e oito dias, dependendo da recomendação veterinária.

Seu animal pode sentir dor, por isso não se deve esperar que ele fique completamente normal por alguns dias. Nas primeiras 24-48 horas ele pode estar mais quieto do que o normal. Em 48 horas após a cirurgia, ele deve estar mais feliz e mais ativo, com um apetite normal.

Evite deixar o cão sozinho em casa por um longo tempo
Pelo menos nas primeiras 24 horas, não deixe o cão sozinho, porque podem surgir complicações após a operação e porque, sem ninguém em casa, ela pode se sentir em perigo. Mantenha a situação monitorada, verifique se ele está comendo, fica acordado, não sofre muito.

Castrar seu cachorro não altera em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro.

24 horas

O efeito da anestesia geralmente desaparece completamente em 24 horas. Após esse período, a personalidade do seu gato geralmente volta ao normal. Os veterinários recomendam que permaneço perto do seu gato na primeira noite para observar seus níveis de atividade e monitorizar cuidadosamente a recuperação.

A dor e a inflamação dos pontos são complicações pós-castração que também podem ocorrer como parte do processo cirúrgico e da cicatrização. Por isso, é importante administrar as medicações prescritas corretamente.

Contudo, os cães e gatos tomam um analgésico injetável que proporciona o controle da dor por oito a doze horas após a cirurgia. Depois, em casa ao dar a medicação anti-inflamatória que é prescrita na alta faz com que não tenha dor.

No entanto, os dados existentes permitem concluir que o tratamento com dipirona pode ser uma opção para a dor pós-cirúrgica de intensidade leve a moderada, e que, quando combinada com outras drogas analgésicas, seu efeito tende a ser mais evidenciado.

Dê a medicação
Após a cirurgia, o veterinário vai receitar analgésicos para a dor e, dependendo do caso, antibióticos para evitar complicações. Certifique-se de medicá-lo conforme as instruções recebidas e nos horários certos. Se houver vômito ou muita dor, ligue para o veterinário.

Depois de seca, a ferida deverá receber algum antisséptico ou cicatrizante prescrito pelo veterinário. Nessa etapa, a gaze deve ser molhada com a solução escolhida e colocada na ferida de forma circular. O ideal é que a limpeza seja iniciada onde os pontos estão e depois que a área ao redor seja limpa da mesma maneira.

As principais complicações observadas na literatura foram piometra de coto, ligadura acidental de ureter, contaminação, incontinência urinária, síndrome do ovário remanescente, aderências, granulomas, fístulas e hemorragias.

Vinte e quatro horas após a cirurgia, já poderá oferecer ao seu cão comida e água em quantidades normais. Observe também a urina e as fezes. Passadas 48h deverá estar tudo de volta à rotina habitual.