O que acontece se capar?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Já para os machos, a castração é recomendada principalmente para evitar as fugas, o que, por sua vez, reduz o risco de eles contraírem FIV, FELV, entre outras doenças graves, como câncer de testículo e doenças do aparelho reprodutor.

Comportamento após castração
Quando as ações estão ligadas aos hormônios, após a castração, é possível que o cão fique menos agressivo e pare de urinar em todos os cantos para marcar território.

  • A castração de cadelas diminui o incômodo com o período do cio.
  • Adeus sangramentos pela casa.
  • Evita a gravidez psicológica — ocorre quando a cadela passa pelo cio mas não engravida.
  • Reduz o risco de infecções no útero, como a piometra.
  • Acaba com o risco da cadela desenvolver tumores de útero e de ovário.

As desvantagens de castrar o cachorro
Apesar de prevenir algumas doenças, a castração também pode deixar o animal propenso a outras. Dois tipos de câncer (o osteossarcoma, que atinge os ossos; e o hemangiossarcoma, que ataca os vasos sanguíneos) tem mais chance de ocorrer após o procedimento.

Já nos machos, diminui os problemas de próstata e evita o câncer no testículo, que pode ser fatal. Contudo, Dra. Laís revela que a desvantagem é que após a castração, o metabolismo dos pets pode diminuir, assim, eles ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento da obesidade.

Estimativa. Em geral, podemos colocar uma estimativa de R$450, podendo chegar até a R$2.000,00, sem contar com exames pré-cirúrgicos. Muitas cidades brasileiras também oferecem castração gratuita a cães e gatos, mas as filas costumam ser bem extensas. Procure se informar com a Prefeitura da sua cidade.

Para observar como fica o gato depois de castrado, é necessário segurar a ansiedade e aguardar algumas semanas. Mesmo assim, esteja ciente de que o animal não vai mudar completamente.

As principais complicações observadas na literatura foram piometra de coto, ligadura acidental de ureter, contaminação, incontinência urinária, síndrome do ovário remanescente, aderências, granulomas, fístulas e hemorragias.

“Sinais de que algo pode ter dado errado no procedimento são alterações na temperatura do paciente, vômito, manchas no abdômen e sangramentos. Em caso de qualquer sinal ou dúvida, o ideal é procurar um médico-veterinário”, diz a Dra. Juliana. As hemorragias também são complicações pós-castração.

Há casos em que o animal castrado acaba ganhando uma companheira canina em casa, e os donos vêm me procurar para reverter a cirurgia. É impossível;, diz Luciano.

A cirurgia de castração de cachorro é perigosa? A cirurgia de castração de cachorro é bastante simples e rotineira na clínica veterinária, mas como qualquer outro procedimento, não é livre de riscos. Isso se deve porque castrar cachorro necessita de anestesia, que pode ser arriscada em algumas situações.