O que a castração evita?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose; Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas. Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero).

"A castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata.

Benefícios para o animal
Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

A castração é o melhor caminho para garantir saúde e qualidade de vida para os animais e diminuir os quadros de câncer de mama, de próstata, de testículo, tumores de ovário ou de útero, piometra e várias doenças sexualmente transmissíveis.

Já nos machos, diminui os problemas de próstata e evita o câncer no testículo, que pode ser fatal. Contudo, Dra. Laís revela que a desvantagem é que após a castração, o metabolismo dos pets pode diminuir, assim, eles ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento da obesidade.

Comportamento após castração
Quando as ações estão ligadas aos hormônios, após a castração, é possível que o cão fique menos agressivo e pare de urinar em todos os cantos para marcar território.

Diminui o hábito de marcar território
Se o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcará território quando for adulto. Além disso, castrar é muito bom também para cachorros que já são adultos e que têm o hábito de demarcarem território urinando pela casa.

Se realizada a castração em fêmeas muito jovens, pode ocasionar incontinência urinária e em machos muito jovens pode ocasionar crescimento excessivo e/ou displasia de quadril pelo fato de ainda estar em fase de crescimento, também há aumento do risco de hipotireoidismo.

Estimativa. Em geral, podemos colocar uma estimativa de R$450, podendo chegar até a R$2.000,00, sem contar com exames pré-cirúrgicos. Muitas cidades brasileiras também oferecem castração gratuita a cães e gatos, mas as filas costumam ser bem extensas. Procure se informar com a Prefeitura da sua cidade.

No geral, sim, cachorro castrado fica mais calmo. Mas essas alterações no comportamento costumam ser diferentes para o macho e para a fêmea.

Ele explica que, atualmente, é recomendado que a castração seja feita entre o primeiro e o segundo cio das fêmeas, e após os machos completarem um ano de idade. Mas isso não é regra. “Há exceções em que o tutor e/ou o paciente pode necessitar antecipar ou retardar o procedimento.

Você já parou para pensar que castrar seu pet é um ato de amor? Isso mesmo, é um gesto que demonstra o seu amor por seu companheirinho de estimação, visto que ao fazer isso você o estará prevenindo de várias doenças e fazendo com que ele tenha uma vida muito mais tranquila.