O que faz bolo ficar com mofo?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Acontece, principalmente, em massas com muito laticínio e até mesmo no bolo de cenoura, que vai fresca na receita. Quando a massa já está começando a estragar, ou seja, a farinha de trigo começa a fermentar em excesso, podemos perceber como se fosse uma “babinha” saindo da massa.

O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. O que vemos nos alimentos seriam as hifas, que são os fios que constituem o corpo dos fungos. Hifas de fungo se formando: fios que constituem a característica dos mofos e bolores.

A principal forma de identificar um alimento mofado é pelo cheiro e cor. Marina diz que bolores coloridos na superfície dos alimentos – preto, rosado, azul, verde e cinza – são os mais preocupantes.

Aposte na pasta americana
A cobertura açucarada ajuda a manter o bolo fresquinho por mais tempo, podendo prolongar em até 4 dias após a sua data de validade! Depois dessa, vai um bolo com pasta americana aí?

6 dias

Se estivermos falando de um bolo comum, suas qualidades se mantêm, em média, por 6 dias em local refrigerado. Mas se o bolo contar com ingredientes perecíveis ou frutas, o jeito é armazená-lo também em local refrigerado, mas por apenas 3 dias.

Também não abra o forno “de uma vez” para retirar a forma com o bolo. Abra aos poucos, espere e retire-o cuidadosamente. Depois disso, coloque-o em um local com temperatura ambiente para evitar que o bolo murche após sair do forno.

Veja 5 dicas de como prevenir mofo dentro de casa:

  1. Abrir portas e janelas. Arejar o ambiente é a principal dica de como evitar mofo. ...
  2. Tire as roupas para tomar sol. ...
  3. Aposte na decoração minimalista. ...
  4. Invista em truques caseiros. ...
  5. Aposte em produtinhos do mercado.

A estrutura do mofo contém esporos que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o local. O que causa o mofo? Não há apenas um único fator que possa causar o mofo, pois a combinação de falta de arejamento, umidade e falta de luz solar é o que pode ocasionar o aparecimento desses fungos.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

A resposta é mais simples do que se imagina: o bolor cresceu a partir de um esporo microscópico. Durante a reprodução, os fungos liberam milhões de esporos que se espalham no ar e são levados pelo vento. Quando caem sobre um alimento, os esporos germinam e novos fungos são formados.

Outra forma bem simples, é embrulhar o bolo em papel alumínio. O papel, nesse caso, tem função de manter a umidade ali dentro, evitando que o bolo fique seco e duro. Obs.: Essas dicas mantém o bolo bem macio e úmido por uns 3 dias. Atenção: Não guarde na geladeira.