É bom comer batata frita?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Fora do mundo da ficção, o consumo exagerado de batata frita, um prato tão apreciado no Brasil, pode prejudicar a saúde. Por isso, é preciso moderação na hora de apreciar o petisco.

Em comparação com outros métodos de cozimento, a fritura é altamente calórica. Um dos motivos é porque quando os alimentos são fritos em óleo, eles perdem água e absorvem gordura, o que aumenta ainda mais sua quantidade de calorias. Assim, as batatas devem ser consumidas com moderação.

A batata frita em azeite extravirgem tem uma maior probabilidade de prevenir o cancro, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida. Apesar de não diminuir a quantidade de calorias e gorduras nos alimentos, os investigadores acreditam que os resultados desafiam a ideia de que todos os fritos são maus.

Por isso, é preciso moderação na hora de comer o petisco. De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de batatas fritas de duas a três vezes por semana pode causar uma série de doenças, como diabetes e obesidade.

As fritadeiras sem óleo, do tipo air fryer, também são indicadas, porque fritam a batata mais devagar – e isso, como constatou um estudo da Universidade Politécnica de Valência1, gera 90% menos acrilamida (e, como não há óleo, as batatas ficam com muito menos gordura).

Batatinha frita 1, 2, 3 vezes por semana pode não fazer bem à saúde, diz nutróloga - Saúde e Ciência - Extra Online.

Alguns exemplos do que não devemos comer à noite:
Açúcar, de doces em geral. Gorduras, presentes na carne vermelha, pizza e pastéis, por exemplo. Frituras, como batata frita e salgadinhos. Alimentos calóricos, tipo pães, massas, tortas, salgadinhos industrializados.

Batata é saudável, fonte de vitaminas e minerais
E as batatas contêm quantidades significativas de vários micronutrientes. Assim, elas são são uma excelente fonte de vitamina B6, que ajuda o organismo a converter fontes de não-carboidratos em uma forma utilizável de energia.

Na categoria de alimentos não saudáveis, estavam os refrigerantes, sucos de caixinha, embutidos, pão de forma, macarrão instantâneo, pizzas, hambúrguer, margarina, batata frita congelada, maioneses, molhos prontos para saladas, salgadinhos de pacote, biscoitos doces, sorvete, cereal matinal açucarado, entre outros.

Sobretudo em dietas de emagrecimento, a batata é uma ótima pedida já que apresenta menos calorias e carboidratos e mais fibras em comparação com o arroz. Assim, você consegue consumir um volume maior do alimento e se sentir mais saciado. Além disso, também é importante escolher um método de preparo adequado.

Deve-se evitar a batata frita ou a batata sauté, em razão da quantidade de gordura que acumulam.

A batata frita, por exemplo, é um daqueles que dificilmente entrará em um cardápio saudável. Sua versão na airfryer, porém, oferece menos calorias com um sabor semelhante. Enquanto uma porção de batata frita com cerca de 100g tem aproximadamente 270 kcal, sua versão sem óleo tem em média 180 kcal.

Batata frita - boca e intestino delgado.

Mas aí vai um alerta: a ideia não é ingerir batata frita, salgadinhos, doces, refrigerantes e afins. A dieta para ganhar massa muscular precisa conter proteínas, carboidratos e gorduras boas, porém nas quantidades certas.

Foi elaborado pela Universidade de Granada e, em traços gerais, conclui que as batatas, quando fritas em azeite virgem extra, são mais saudáveis do que cozidas.