O que faz a unha ficar branca?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Infecções fúngicas. Infecções fúngicas nas unhas, também conhecidas como onicomicose, podem causar manchas brancas nas unhas. Essas manchas geralmente são mais espessas que a leuconiquia e afetam toda a unha, tornando-a mais espessa e descolorida.

As manchas brancas na unha, denominadas pela medicina de leuconíquia, não são consideradas uma doença. Geralmente não estão associadas a algum sintoma, sendo apenas um sinal de deficiência alimentar ou problemas que podem ser causados por danos na raiz das unhas.

O nome das manchas brancas nas unhas é estranho: leuconíquia. Não é considerada uma doença, mas significa que as unhas estão fracas, e isso pode acontecer por vários motivos. Muitas vezes é sinal de uma alimentação desequilibrada. Falta de vitamina B12 ou consumo de poucos minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo.

Para o tratamento são indicados produtos à base de D-pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças. Os dermatologistas podem ainda indicar vitaminas, como a Biotina, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco, que contribuem para a saúde das unhas.

Os esmaltes antigos podem causar uma reação e digerir a queratina, proteína que forma as unhas. Dessa quebra é que se originam essas manchas brancas.

Unhas esbranquiçadas
No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca. A carência de alguns nutrientes, desnutrição e uma dieta pobre em alimentos proteicos também provocam o quadro. "Ter a unha mais pálida pode indicar anemia também.

Se suas unhas têm um aspecto esbranquiçado ou transparente, com a base rosada, elas estão saudáveis. Observou algo diferente disso ou algum tipo de mancha? É melhor ficar atento porque qualquer alteração no aspecto das unhas que não tenha sido causada por trauma ou lesão pode ser sinal de um problema de saúde.

Falta de vitaminas e minerais
Portanto, a deficiência de certas vitaminas e minerais, incluindo ferro, zinco e selênio, pode causar unhas fracas e quebradiças.

A vitamina B6, ou piridoxina, completa o grupo de nutriente essenciais para unhas saudáveis, contribuindo tanto para o crescimento quanto para a força. Ela pode ser encontrada principalmente em alimentos também conhecidos pelo seu alto valor protéico: as carnes e os ovos.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia.

Use removedor de esmalte antes da lavagem
Para remover o que sobrar da mancha, pressione um pano embebido em removedor de esmalte no lado avesso da roupa. Não esfregue! Apenas deixe que o removedor absorva o esmalte. Você também pode usar toalhas de papel ou algodão em vez de um pano.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.