O que evitar quando se está com gases?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Açúcar em excesso; Leite (principalmente o integral); Alimentos ricos em fibra (aveia, arroz, abóbora); Vegetais crucíferos (brócolis, cebola, couve-flor, repolho);

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

Evitar conversar durante as refeições, pois a entrada de ar poderá provocar gases (aerofagia). Evitar goma de mascar. Evitar os alimentos que provocam gases: ​Leguminosas como feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilha.

Segundo a especialista, existem alguns alimentos que podem contribuir para a formação de gases no intestino por serem muito fermentativos, que são os que têm uma relação de frutose maior que glicose, como feijão, grão de bico, soja, lentilha, brócolis, repolho, cebola, couve-flor, pepino, leites gordurosos, ovos, ...

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Causas da produção de gases: - Lactose (açúcar do leite); - Frutose (açúcar das frutas); - Obesidade – a gordura comprime os órgãos, dificuldade de respirar e mastigar; - Problemas digestivos, ortodônticos e má formação da face; - Hábito alimentar inadequado – alimentação rica em frituras e produtos embutidos - ...

Caminhe onde você estiver: no momento dos gases, é essencial que você caminhe para aliviar as cólicas; Beba chá: o chá de erva-cidreira possui propriedade antiespasmódica e, por isso, inibe a ocorrência de espasmos no estômago.

Dentre as causas de dor abdominal temos os gases intestinais em excesso. Esse sintoma gastrointestinal, costuma a causar distensão abdominal, dor no abdome e estar associado a quadros de náuseas, flatulências, inchaço e eructação.

Chá de erva-doce
A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. Por conta do seu ótimo efeito no funcionamento da via intestinal, esse chá para gases também evita cólicas abdominais e alivia dores no estômago.

Além disso, ter quantidades excessivas de gases pode indicar uma má alimentação, rica em alimentos pouco saudáveis. Isso acontece porque alguns alimentos podem causar uma fermentação maior por parte das bactérias intestinais durante o processo de digestão, resultando em muitos flatos.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

O café preto não contem FODMAPS, mas a cafeína é um estimulante intestinal, e pode levar a desconforto intestinal. O chá verde, preto e de hortelã tem baixo teor, mas o chá de camomila e refrigerantes podem piorar os sintomas.

Assim, alivia o desconforto gástrico ao dissolver as bolhas que absorvem os gases, tendo seu efeito em 10 minutos nas crises dispépticas*, e de 20 a 30 minutos em pós operatórios e pré-exame. Por sua ação local, Luftal não é metabolizado ou absorvido pelo corpo, sendo posteriormente excretado pela via retal.

A alimentação pode estar diretamente ligada à produção de gases. Alguns alimentos, como os ricos em carboidratos, gorduras ou proteínas, têm digestão mais lenta, o que pode contribuir para o aparecimento dos gases.

Uma das dicas de como aliviar dor na barriga é realizar posições específicas. Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos.