Como Identificar tipo de dor nas costas?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Geralmente a dor nas costas do lado esquerdo indica situações comuns do dia a dia, como a má postura, carregar objetos pesados, dormir em posição desconfortável e etc. Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela.

Se a dor nas costas for muito forte, persistente, ou se manifestar acompanhada de outros sintomas, pode indicar um problema sério. Esses sintomas podem incluir febre, arrepios, perda de peso inexplicada, dificuldade em respirar ou problemas em se movimentar.

É importante consultar um médico para determinar a sua causa exata e receber o tratamento adequado. 2. Como saber se é dor na lombar ou coluna? Dor na lombar é uma dor que ocorre na região inferior das costas, enquanto a dor na coluna pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Normalmente, a dor é descrita como profunda e pronunciada, muitas vezes piorando ao passo em que percorre a perna afetada. A dor de uma hérnia de disco pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de rasgo ou estalo na coluna.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

As dores nas costas podem ser causada pela obesidade, sedentarismo, má postura, Artrite, Artrose, sapatos sem suporte, gravidez, estresse emocional, dormir de mau jeito, constipação, exercícios fícos praticados de maneira errada, Hérnia de Disco, problema no nervo ciático, lombalgia, dorsalgia, lordose, escoliose e ...

Nos casos em que a dor nas costas agrava, pode ser um indicativo de alguma doença mais séria, como pneumonia. Além da dor, da tosse e da coriza, o paciente também pode apresentar febre alta, catarro esverdeado ou com sangue. Embora mais rara, a embolia pulmonar também causa intensa dor nas costas ao respirar.

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.

Hérnia de Disco Lombar: dor na parte inferior da coluna; irradiação da dor para os glúteos, pernas e pé; formigamento ou perda da força nos membros inferiores.

Os sintomas da ciática incluem: – Dor na região lombar e na coxa, – Dormência e formigamento na perna e no pé, – Fraqueza em uma ou ambas as pernas.