Como andar com hemorroida?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Quando a hemorroida estiver inchada, dolorida ou sangrando, evite esforço físico, como academia e até caminhada. Não fique por muito tempo em pé; repouse por uns 10 dias e coloque gelo sobre o local. Assim que a hemorroida desinchar e melhorar, você pode voltar aos poucos às suas atividades, normalmente.

Praticar exercícios físicos regularmente é bom para a saúde geral e também pode ajudar a prevenir as hemorroidas. Exercícios leves ajudam a manter o movimento intestinal regular e evitam a constipação, facilitando a evacuação. Atividades como a ioga, natação e caminhada, são bons para hemorroidas.

Em termos de atividades físicas, a ginástica favorece o bom funcionamento intestinal. A caminhada e a natação são indicadas e auxiliam, inclusive, no alívio dos sintomas do problema.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  1. Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  2. Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  3. Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  4. Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

O movimento de sentar costuma piorar o incômodo, mas não é suficiente para agravar o quadro, segundo o coloproctologista Sílvio Tarnovschi.

O período de repouso vai depender do tipo de técnica cirúrgica recomendada pelo médico e também do estado geral de saúde do paciente. Evite carregar peso, fazer muito esforço físico e atividades que demandem ficar um longo período sentado.

Evitar ficar muito tempo sentado: permanecer sentado por um período longo faz com que a pressão sobre as veias do ânus aumente, originando ou agravando ainda mais o problema de hemorroida.

Os exercícios considerados mais indicados para quem sofre de hemorroidas são os de baixo impacto, porque não exercem demasiada pressão na zona pélvica.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto. Fraqueza e fadiga inexplicáveis. Perda de peso inexplicável. Sensação de que o intestino não se esvazia completamente após uma evacuação.

Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho; – banhos de assento mornos e compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço. Advertência: Hemorroidas não costumam constituir um problema muito sério de saúde.