Como saber se o aparelho de pressão digital está certo?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O procedimento para verificar se está calibrado é bem parecido com o do aneroide, mas o conector é um pouco diferente, e é necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. Novamente, é necessário chamar um técnico caso o aparelho não esteja calibrado.

Diferenças iguais ou acima de 4 mg considera-se que o aparelho está descalibrado, o que requer revisão do fabricante ou representante especializado.

A verificação em aparelho de pressão arterial (esfigmomanômetro) pode ser realizada através da representação do Inmetro no seu estado.

Antigamente, havia muitos questionamentos quanto à eficácia dos aparelhos de pulso. Entretanto, a tecnologia veio evoluindo e, hoje em dia, muitas avaliações demonstram que você pode aferir pressão nesse tipo de dispositivo sem nenhum medo, pois ele apresenta uma elevada taxa de confiabilidade.

O primeiro passo é sentir o pulso no braço esquerdo na altura da dobra, o que pode ser feito com o estetoscópio ou com os dedos. Em seguida, a braçadeira deve ser colocada 2 a 3 cm acima da dobra, lembrando dos fios que devem ficar por cima do braço.

O aparelho precisa estar calibrado para que não apresente falhas. Este procedimento é feito por técnicos, que fazem a utilização de equipamentos rastreáveis a RBC e INMETRO. Esse é um trabalho que deve ser realizado por um profissional experiente, principalmente porque existem diferentes tipos de aparelho de pressão.

A calibração é efetuada em estabelecimentos especializados.
É necessário um equipamento calibrado da assistência técnica. E o Inmetro verifica se o aparelho está correto para poder fazer essa calibração.

A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

Ajuste a braçadeira e faça a medição novamente. Err 2: Houve falha na pressão. Descanse um pouco e depois de alguns minutos realize a medição novamente. Err 3: A braçadeira não está ajustada apropriadamente.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Um dos erros mais frequentemente cometido é o da medição incorreta da tensão arterial. O doente deve estar sentado, com o dorso encostado, os pés assentes no chão, o braço apoiado e posicionado ao nível do coração e não pode fumar ou ingerir cafeína pelo menos 30 minutos antes da medição.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

Quanto tempo dura um monitor de pressão arterial? A maioria dos monitores de pressão arterial oferecem, em média, garantia entre 1 e 3 anos.

O que faz a pressão subir
Quando uma pessoa está deitada, por exemplo, ela fica mais baixa. Quando há movimentação e esforço físico, o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia e mais sangue circulando nos órgãos e membros, logo, a pressão arterial sobe.

Como a hipertensão também é usada para ajudar a calcular o risco de doença cardiovascular de uma pessoa, a falta de um diagnóstico pode ter sérias consequências, alertam os autores. Os pesquisadores ressaltam que as diretrizes internacionais já aconselhem a verificação da pressão arterial em ambos os braços.

Se a pressão aplicada inicialmente for insuficiente, o aparelho irá insuflar novamente até que a medição seja feita. Isso não indica nenhum problema. O usuário deve ter atenção ao colocar o manguito no pulso, que não precisa ser apertado, mas deve estar devidamente ajustado no pulso não deixando folga.