É verdade que o mosquito da dengue não voa alto?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O mosquito voa, no máximo, na altura da perna.

Podendo voar em um raio de até 100 metros de distância, o mosquito é capaz de deixar a residência para colocar os ovos em outro local, caso ali não encontre um recipiente com água parada, e ainda voltar para a mesma casa onde ele consegue alimento.

Se houver corrente de vento, ele pode ser levado para um prédio vizinho, até em andares mais altos. Como o inseto tem energia limitada para o voo, uma hora cansa e faz paradas em andares abaixo ou segue direto até o térreo.

O consenso entre os especialistas, então, é que esses insetos geralmente optam pela facilidade de encontrar o que precisam mais perto do térreo, sem ter de concentrar tanto esforço para bater asas até os andares mais altos. O frio também é um motivo pelo qual eles tendem a voos mais rasantes.

No entanto, ele pode chegar até alturas mais elevadas considerando que o mosquito tem possibilidades de usar como transporte elevadores, condução de embalagens de materiais em geral, brinquedos, caixas de ferramentas e uma infinidade de outros recursos que podem conduzi-lo até a cobertura de qualquer edifício.

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite. É verdade que apenas a fêmea pica? Sim.

Outras medidas de prevenção da dengue
Utilizar telas em janelas e portas. Permanecer, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. Usar roupas compridas e claras. Em caso de vestimentas que deixem áreas do corpo expostas, aplicar repelente nesses locais.

O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

- O Aedes voa apenas um metro acima do chão, ou seja, não adianta esticar o braço e acionar o repelente lá no alto. O mosquito voa, no máximo, na altura da perna. - O maior período de atividade do mosquito da dengue é durante o dia.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.