Quando internar um paciente com tuberculose?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Uma destas complicações é quando o paciente tosse com muito sangue e nesse caso tem que internar. No caso de tuberculose em outras partes do corpo, é necessária a avaliação do médico para saber se existem complicações ou outras condições que indiquem a internação.

Os seguintes fatores foram associados ao risco de internação de doentes com tuberculose: Sexo masculino; Caquexia; coinfecção TB-HIV; multirresistência às drogas; episódio prévio de TB; TB pulmonar e extrapulmonar, infecção oportunista anterior; doença pulmonar crônica ausência de suporte social; tabagismo; presença de ...

A sensação de falta de ar na tuberculose ocorre, geralmente, nos casos mais avançados da doença, quando acomete extensamente o pulmão. Normalmente essa falta de ar está atrelada ao esforço que o paciente faz, mas pode surgir até mesmo com o paciente em repouso.

Ela explica ainda, que os casos mais simples da doença são tratados na atenção primária, ou seja, nos postos de saúde, e levam em média seis meses de tratamento.

Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

No caso de tuberculose em outras partes do corpo, é necessária a avaliação do médico para saber se existem complicações ou outras condições que indiquem a internação. Mas, no caso da meningite tuberculosa não tem dúvidas; o paciente precisa ser internado.

Falta de ar e cansaço
A falta de ar é um sintoma comum da tuberculose pulmonar e ocorre geralmente em fases mais avançadas, quando o acometimento do pulmão já é extenso. A falta de ar no início do quadro ocorre apenas durante o esforço, porém, com a evolução da infecção, surge mesmo em repouso.

Fatores de risco para tuberculose: diabetes, tabagismo, álcool e uso de outras drogas.

Para os bacilos da tuberculose, leva três meses.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose.

A doença tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada e até o final - a duração é de seis meses, no mínimo.

A tuberculose pode ocorrer em 3 estágios:

  • Infecção primária.
  • Infecção latente.
  • Infecção ativa.

A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.