Quem tem tuberculose sente dor no corpo?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Expetoração com sangue; Dor no peito ou dor com respiração ou tosse, vulgarmente definida como “pontada” e “dor nas costas”; Perda de peso involuntária; Fadiga (cansaço);

Entre os sintomas da tuberculose, destacam-se a sudorese, incluindo a diaforese noturna relatada pelos pacientes, que pode ser bem intensa. Além disso, os pacientes podem ter manifestações mais inespecíficas, como mal-estar, fadiga, anorexia, dor torácica não pleurítica e dispneia.

Tuberculose nos ossos: pode resultar em dor nas costas, deformidades na coluna e até mesmo compressão da medula espinhal em casos mais graves. Tuberculose nos rins: pode levar a inflamação dos rins, formação de abscessos e danos aos tecidos renais.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina.

Pessoas que sofrem com esse tipo da doença podem sentir dor progressiva nas costas, fraqueza nas pernas, rigidez na coluna, dificuldade de se movimentar e uma massa palpável localizada no final da coluna.

Você sabia que as dores nas costas podem ser um sintoma de tuberculose óssea? Nessa doença, também chamada de mal de Pott, a bactéria causadora da tuberculose se aloja nos ossos e articulações, afetando pontos como a coluna e o quadril e trazendo, além de dor e desconforto, rigidez e dificuldade de movimento.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório - pessoa com tosse por três semanas ou mais - seja investigado.

Sintomas de tuberculose em casos graves
Sudorese noturna; Emagrecimento sem causa aparente; Cansaço excessivo.

Período de Incubação. Apos a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

A prevalência de sintomas respiratórios crônicos chegou a 45% e de distúrbios da função pulmonar a 41% em todo o universo pesquisado. Entre as sequelas mais comuns estavam a tosse, expectoração e dispneia, inclusive durante atividades físicas.

A tuberculose pode afetar vários órgãos, mas o mais comum é o acometimento dos pulmões. A tuberculose fora dos pulmões (extrapulmonar) pode atingir a pleura, os gânglios linfáticos (linfonodos), a meninge, os ossos, os rins, o intestino e entre outros órgãos.