Qual o cheiro do corpo humano que atrai pernilongo?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os pernilongos do que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo corpo. Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração.

Os pesquisadores descobriram que o odor corporal (o famoso “cecê”) pode ser muito mais atraente aos mosquitos do que se acreditava antes. Por isso, algumas pessoas são mais suscetíveis que outras às picadas dos insetos.

O óleo de hortelã é excelente para repelir mosquitos e manter alguns vasos com essa planta aromática, também ajuda a afastar os insetos. Qualquer planta da família das hortelãs podem se espalhar facilmente e se adaptam bem em pequenos vasos.

Alguns estudos anteriores evidenciaram que as vítimas são escolhidas pelo seu cheiro, que odores exalados pelo organismo são rastreados no ar pelos animais, cujas antenas funcionam como nariz. As novas pesquisas sugerem que a composição ácida da sua pele pode ser o fator decisivo na escolha de um mosquito.

Pessoas com uma maior diversidade de micróbios da pele tendem a obter menos picadas de mosquitos do que quem possui menos. Diferenças sutis na composição desses químicos também podem ser responsáveis ​​por grandes diferenças em quantas picadas uma pessoa leva.

O estudo da Universidade de Washington (EUA) — publicado na revista científica Nature Communications em 4 de fevereiro (e que você pode ler neste link) — indica que as cores vermelho, laranja, preto e ciano são as mais atraentes para os mosquitos. Já verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignorados pelos animais.

Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos transportados pelo ar, incluindo o ácido butírico, um composto presente em queijos "malcheirosos" como o Limburger. Estes ácidos carboxílicos são produzidos por bactérias na pele humana e tendem a não ser percetíveis para nós.

“Já conhecemos alguns dos elementos que envolvem a atratividade de mosquitos. Por exemplo, nós exalamos gás carbônico durante nossa respiração e isso atrai mosquitos. Outro fator é a nossa temperatura. Os mosquitos, ao longo da evolução, desenvolveram a capacidade de identificar objetos quentes, fontes de sangue”.

Repelentes para o corpo

  1. Repelente com cravo da índia. ...
  2. Repelente de óleo de eucalipto. ...
  3. Repelente de citronela. ...
  4. Repelente de alfazema. ...
  5. Repelente de erva de gatos.

Silvana ainda afirma que é possível investir em plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira.

O manjericão exala um cheiro bem forte, por isso, é uma excelente planta repelente de insetos. Também muito utilizada na culinária. Além de afastar os mosquitos, é uma aliada dos cozinheiros, principalmente no preparo de molhos, massas e carnes.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas e mosqueteiros.

“O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz” explica o professor. O zumbido irritante que a fêmea faz quando nos ronda atrás de alimento nada mais é do que o som proveniente do movimento de suas asas enquanto voa.