O que engorda mais comer mal ou falta de exercícios?

Perguntado por: vmorais8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Estudo feito com base em dados do IBGE mostra que não há diferenças estatisticamente relevantes no tipo de alimentação consumida nas casas de pessoas mais gordas ou mais magras. RIO - Na contramão do senso comum, a falta de atividade física está mais relacionada à obesidade no Brasil do que a alimentação.

Dieta ou exercício: o que emagrece mais? De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, nesse quesito, a dieta é mais vantajosa. Isso porque o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico. Ou seja, gastar mais calorias do que consumir em um dia.

Especialistas da área concordam com o estudo e afirmam que conhecer o próprio corpo é o passo inicial para chegar mais rápido ao peso desejado. Porém, os especialistas reconhecem que, quando o assunto é emagrecimento, a alimentação leva vantagem.

Comer pouco pode levar à uma estagnação em relação ao resultados do treino e é um dos erros mais comuns de quem está trabalhando para construir músculos. Mesmo se o indivíduo tem como intenção apenas perder gordura corporal, cortar as colorias pode levá-lo a perder músculos ao invés de gordura.

Os fatores por trás da obesidade. A obesidade é uma doença multifatorial, com estilo de vida e fatores genéticos que influenciam a composição corporal. Falta de exercício físico, hábitos alimentares pouco saudáveis, sono insuficiente e estresse podem aumentar o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, fazer déficit calórico e comer devagar, porque ajudam a acelerar o metabolismo e controlar a fome ao longo do dia, promovendo a perda de peso.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

A resposta é bem simples. Geralmente, quem deseja perder peso não que esperar, não tem paciência, e comer adequadamente só promove o emagrecimento de forma gradativa. Ou seja, a perda de peso acontece de forma bem natural.

Seguindo uma rotina saudável e tendo um acompanhamento de profissionais, é possível perder, em média, 5 quilos em um mês.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.