Quais as chances de ter um filho com autismo?

Perguntado por: ejesus8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Caso o primogênito for menino e o segundo filho for menina, as chances são de 4,2%; Se as duas crianças forem meninas, as chances são de 7,6%.

Segundo a pesquisa, publicada periódico cientifico Molecular Psychiatry, a idade avançada do pai, da mãe ou de ambos aumenta o risco de autismo. Os resultados mostraram que quando os pais têm mais de 50 anos, o risco de autismo da criança é 66% maior em relação aos filhos de pais com 20 anos.

A presença de anomalias fetais no sistema urinário, coração, cérebro e em outros órgãos, detectada por ultrassonografia pré-natal, pode sinalizar diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), sugere nova pesquisa.

Conheça 6 famosos autistas

  • Angélica Morango. Imagem: Arquivo Pessoal. ...
  • Dan Aykroyd. Embed from Getty Images. ...
  • Vitor Fadul. Imagem: Arquivo Pessoal. ...
  • Amanda Ramalho. Imagem: Arquivo Pessoal. ...
  • Sia. Embed from Getty Images. ...
  • Chris Packham. Embed from Getty Images.

Baseados em pesquisas sobre a associação entre fatores ambientais e o transtorno do espectro autista (TEA), os autores do artigo recomendam que, no primeiro trimestre de gestação, as futuras mães evitem uma série de produtos que vão de pesticidas a cosméticos e plásticos.

Uma pesquisa da USP cruzou dados de pacientes e mostrou que a exposição da gestante a fatores ambientais e psicossociais (como estresse, exposição a produtos químicos e perda de um ente querido, por exemplo) pode aumentar a possibilidade do desenvolvimento do autismo nos filhos.

Um estudo publicado no periódico Jama em 2015 analisou crianças cujas mães tiveram diabete gestacional na 26ª semana de gravidez e concluiu um risco 42% maior de desenvolver algum tipo de transtorno do espectro autista.

A Genomika Diagnósticos realiza o Microarray, um exame capaz de detectar as alterações nos genes que podem estar associados ao transtorno.

Em casos de TEA sindrômico, pode-se utilizar, ainda, o exoma, um exame que detecta variações genéticas nos éxons, as regiões codificadoras do DNA.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Estudo mostra que crianças autistas enxergam ilusões de ótica de modo diferente. Ilusões de ótica ajudaram cientistas a notar uma diferença no cérebro das crianças com autismo em relação aos neurotípicos, segundo relata o novo estudo publicado no periódico científico The Journal of Neuroscience.

Veja 7 famosos que têm autismo:

  • 1) Elon Musk. O presidente da Tesla e da SpaceX revelou que tem autismo leve. ...
  • 2) Greta Thunberg. ...
  • 3) Bill Gates. ...
  • 4) Tim Burton. ...
  • 5) Anthony Hopkins. ...
  • 6) Dan Harmon. ...
  • 7) Marina Amaral.

De acordo com os cientistas que coordenaram a pesquisa, níveis de folato quatro vezes mais altos do que o considerado adequado na mãe logo após dar à luz estão associados a um risco duas vezes maior de o filho desenvolver Transtorno do Espectro Autista.

Um recente pesquisa publicada no JAMA no final de 2015 relacionou o uso dos antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina com o aumento de autismo nas crianças.