O que é vocação CNBB?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

“A vocação é fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si” (Papa Francisco). Todos nós desejamos uma vida bem vivida; almejamos uma vida com sentido.

O que é vocação religiosa? A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga. Nós, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nos unimos à Igreja e a você para conhecermos e rezarmos juntos pelas VOCAÇÕES.

Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus. Vocação sempre indica um chamado.

Vocação é um termo derivado do verbo latino vocare que significa "chamar". Vocação é, assim, chamado, convite, apelo. É ato de chamar da parte de Deus; é um estado de relação entre Deus e o homem; é diálogo, porque há atenção para com o outro.

Segundo o Papa, "o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado".

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.

Na união sacramental (uma das vocações na Igreja) dos cristãos, homem e mulher são chamados a viver uma experiência de doação e apoio mútuo, confiança e santificação.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

O conceito de vocação nos convida a mergulhar nas nossas origens. Nelas está o sentido do nossa vida. O primeiro valor e base sobre a qual se assenta todos os outros é a vida.

Capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas - talento: vocação para música; vocação para o canto; vocação para a escrita. Aptidão natural: um médico de vocação. [Jurídico] Convocação feita à alguém para que esta pessoa tome posse daquilo que lhe pertence por direito. Vocação hereditária.

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final do Sínodo dos Bispos (n.

primorado. A vocação é azul porque representa um chamado, algo que vem do horizonte, da imensidão da linha onde o mar se transforma em céu – da vida, enfim. O dom é inato: obra do acaso genético ou presente de Deus, quem sabe a verdade?