Qual a idade ideal para levar a criança ao ortodontista?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Qual a idade indicada para a criança iniciar o uso de aparelho ortodôntico? A Associação Americana de Ortodontia (AAO) recomenda que a primeira avaliação ortodôntica aconteça entre os 5 e 7 anos de idade, ou assim que erupcionados os primeiros dentes permanentes(1).

Quando devemos levar os nossos filhos para uma consulta com o Ortodontista? O ideal é que seja feita uma consulta de avaliação ortodôntica quando a criança tem entre 5 e 7 anos de idade, que é quando a começa a troca dos primeiros dentes, os dentinhos da frente.

De acordo com a Dra. Adriana Matsubara, odontopediatra do Portal do Sorriso , o ideal é que a criança passe pela primeira consulta por volta dos seis meses de idade ou logo após a erupção dos dentinhos.

Odontopediatra é um dentista que possui especialização em cuidados com a saúde bucal infantil. Ele está habilitado para tratar as crianças, desde o nascimento até a adolescência, oferecendo os procedimentos odontológicos mais adequados a essas faixas etárias.

Qual a melhor idade para tratar mordida cruzada
A criança com mordida cruzada deverá ser avaliada por um ortodontista. Entretanto, a idade recomendada para tal, deve ser por volta dos cinco anos.

4 sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico

  1. 1 – Mastigação incorreta. Um dos principais sinais é a dificuldade na hora de mastigar. ...
  2. 2 – Dormir com a boca aberta. ...
  3. 3 – Os dentes não se encaixam. ...
  4. 4 – Ausência de espaço entre os dentes.

A ortodontia infantil ou interceptativa é o ramo da odontologia que avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. O uso de aparelhos dentários, nesse período, minimiza as chances de tratamento ortodôntico na fase adulta.

Aplicar verniz de flúor é um método fácil, seguro e muito eficaz para proteger os dentes do seu bebê. Quando a criança já tem cárie na sua fase inicial, uma aplicação do verniz de flúor a cada 3 meses pode impedir o crescimento da cavidade, e até mesmo reverter o processo.

O Odontopediatra irá orientar, acolher e cuidar dessa família, estimulando bons hábitos não apenas em saúde bucal, mas também na saúde como um todo. Os papais, mamães ou cuidadores terão indicação de escova de dente, creme dental e todo o processo de higienização apropriados para crianças.

Com que frequência crianças devem ir ao odontopediatra? Os profissionais recomendam que o paciente volte ao dentista a cada 6 meses para realizar a profilaxia bucal, limpeza dentária feita no consultório. Já com as crianças, a média de retorno é a mesma, mas tudo vai depender do caso.

É por isso que tanto os odontopediatras quanto os dentistas da família concordam sobre quando levar o bebê ao dentista infantil pela primeira vez: antes do primeiro aniversário da criança. Em alguns casos, até recomendam levá-lo depois do nascimento do primeiro dente.

Assim como nas outras áreas da saúde, há dentistas que se especializam no tratamento de crianças. É por isso que um dentista de crianças — também conhecido como odontopediatra — é uma boa escolha para as necessidades de saúde bucal de seu filho.

Em crianças, o uso do ultrassom na odontologia não é preconizado, devido a morfologia da gengiva das crianças. Prefere-se o uso de curetas e raspagem manual nas regiões com presença de tártaro.