Qual Bactéria causa nefrite?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A condição atinge pessoas de todas as idades, mas suas causas são diferentes dependendo da faixa etária e de fatores de risco. Nas crianças, a nefrite costuma ser resultado de infecções causadas por uma bactéria (estreptococo), enquanto em adultos pode ser consequência de hepatite ou vasculite, de modo geral.

Proteus, Klebsiella, Enterobacter e Pseudomonas são outros agentes infecciosos que podem estar associados aos episódios da doença. Embora menos comum, a causa da pielonefrite pode ser uma infecção por bactérias gram-positivas, entre elas o Staphylococcus aureus.

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

O que causa infecções renais? A maioria das infecções renais são causadas por bactérias que vivem normalmente no intestino grosso. As bactérias entram nos rins vindo de fora, subindo pelo trato urinário: Inicialmente, as bactérias entram na uretra (o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo)

Quais são as causas da pielonefrite? A causa mais frequente da pielonefrite está nas bactérias, que penetram o trato urinário por meio da uretra e afetam os rins. Entre as bactérias que mais frequentemente causam esse tipo de infecção, está a Escherichia coli.

Calafrios, febre, dor nas costas, náusea e vômito podem ocorrer. A urina e, algumas vezes, os exames de sangue e de imagem são feitos se os médicos suspeitarem de pielonefrite.

Fatores que podem aumentar o risco de infecção urinária e pielonefrite:

  1. Ser do sexo feminino;
  2. Ser sexualmente ativo(a);
  3. Menopausa;
  4. Higienização inadequada das partes íntimas antes e após a relação;
  5. Cálculos renais;
  6. Gestação;
  7. Alterações estruturais do trato urinário;
  8. Alterações urológicas, como próstata aumentada.

Os primeiros sinais e sintomas que fazem suspeitar de uma nefrite aguda são relacionados a alterações da urina, tais como, diminuição da urina e cor sanguinolenta. Podem ocorrer edema nos olhos e nos membros inferiores e hipertensão arterial.

Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

Antibióticos do grupo das Penicilinas e Cefalosporinas. Rifampicina. Antidiabéticos da classe das sulfonilureias, como glipizida e glibenclamida. Ciprofloxacino e, em menor grau, o restante das quinolonas.

Beber bastante líquido pode ajudar a expulsar as bactérias dos rins e da bexiga. Em casos graves, pode ser necessário receber antibióticos por via intravenosa ou fazer um procedimento cirúrgico para drenar pus do entorno dos rins.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Tratamento de infecções estafilocócicas
As infecções por Staphylococcus aureus são tratadas com antibióticos. Os médicos tentam determinar se as bactérias são resistentes ao antibiótico e, se forem, a que antibióticos. A infecção adquirida em hospital é tratada com antibióticos que são eficazes contra SARM.