Como se chama o dentista que faz tratamento de canal?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A endodontia é a ciência relacionada com o tratamento de canais dentários, por isso, quem procura um endodontista precisa tratar condições clínicas relacionadas com a saúde dos canais radiculares e da polpa dentária.

Basicamente a endodontia trata das enfermidades que ocorrem nos canais radiculares (remoção da polpa dentária) e a periodontia trata das enfermidades que acometem ao periodonto e adjacências (tecido periodontal).

É o endodontista! Quem responde qual dentista faz canal é o Conselho Federal de Odontologia (CFO), que indica que o profissional deve ter especialidade em endodontia. Essa área é focada em procedimentos mais complexos, como é o caso do canal.

Tipos de dentistas: conheça as principais especialidades

  • Ortodontista. ...
  • Odontopediatra. ...
  • Clínico geral. ...
  • Implantodentista. ...
  • Estomatologista. ...
  • Periodontista. ...
  • Odontologia estética. ...
  • A importância de ir ao dentista regularmente.

A primeira situação em que se deve procurar um endodontista é quando a dor de dente é persistente. Isso porque, diversas situações podem causar o incômodo e, se não houver o devido cuidado, a situação pode se agravar.

O que é a endodontia? A endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Os endodontistas são profissionais capacitados para tratar de problemas internos dos dentes. Popularmente, um indivíduo que trabalha nessa área é o especialista que cuida de canal dentário.

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

Quanto custa um canal de dente em 2022? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

Dentística. Este setor da Odontologia trabalha especificamente em procedimentos de restauração dentária e é dividido em duas categorias, dentística estética e dentística restauradora. Essa basicamente cuida da restauração de dentes com cáries, de modo a não prejudicar a saúde dentária.

O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido como odontólogo ou popularmente como dentista. Este, atua na reabilitação oral como prótese dentária, implantes, etc.

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido.

Evite alimentos duros e dê “repouso” ao dente
Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos. Esse é um cuidado simples e que pode fazer toda a diferença no pós-operatório e no bem-estar do paciente.